Folha de S. Paulo


Brasileiros participam de Olimpíada de Matemática no Paraguai

A 24ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que acontece em Assunção, capital do Paraguai, terá a participação de uma equipe brasileira. A olimpíada acontece nos dias 4 e 5 de junho.

Cada país será representado por uma equipe de até quatro estudantes com, no máximo, 16 anos. Além do Brasil, haverá equipes da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Equador, do Paraguai, do Peru e do Uruguai. Dois professores também integram os grupos.

Os estudantes brasileiros foram selecionados no ano passado durante a 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática. A equipe é composta por dois estudantes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro de Pernambuco.

"Esta competição é muito importante, pois permite aos estudantes mais jovens a possibilidade de ter um primeiro contato com as competições internacionais de matemática, além de proporcionar o convívio fraterno com estudantes de outros países que têm interesses similares", disse o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, Carlos Gustavo Moreira.

A última vez que o Brasil ganhou a olimpíada do Cone Sul foi em 2010. No ano passado, a equipe formada por estudantes do Peru foi a grande vencedora.

Durante as provas, os participantes terão 4h30 em cada dia para resolver três problemas de matemática. As questões foram propostas pelos países participantes e selecionadas por um júri internacional. Elas abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

Na premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, distribuídas segundo percentuais mínimos de acerto.


Endereço da página: