Folha de S. Paulo


Inep divulga conteúdo para o Enade 2013

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta segunda-feira (13) o conteúdo das provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). As informações foram publicadas no "Diário Oficial da União".

As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro e, este ano, serão avaliados 13 cursos de graduação e quatro superiores de tecnologia.

Enquete: Redações com brincadeiras ou deboche devem ser zeradas no Enem?

O Enade, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.

O exame terá duração total de quatro horas e terá dez questões, sendo duas delas discursivas e oito de múltipla escolha. A parte da prova que trata de matéria específica de cada curso terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Este ano serão avaliados os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, odontologia, serviço social, nutrição e zootecnia. Os cursos superiores de tecnologia em agronegócios, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar, tecnologia em radiologia também serão avaliados.

Todos os estudantes que tenham iniciado o curso em 2013 e concluído até 25% da carga horária mínima, que concluíram a graduação em 2013 ou com expectativa de conclusão até julho de 2014 serão obrigados a fazer a prova. O aluno concluinte que não realizar o exame não receberá o diploma, já que o Enade é componente curricular obrigatório.

Com informações da Agência Brasil


Endereço da página:

Links no texto: