Folha de S. Paulo


Mercadante diz que governo "não vai recuar" de política de cotas

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira (29) que o governo "não vai recuar" da política de cotas, mas que as universidades precisam "trabalhar" para que os cotistas tenham o mesmo desempenho dos estudantes que ingressaram pelo sistema tradicional.

Cotistas têm desempenho inferior entre universitários
Aluno de federal tem rendimento melhor
Rendimento de cotistas caiu com o passar do tempo

Reportagem da Folha deste domingo (28) mostrou que, segundo estudos recentes, beneficiários de cotas e bônus apresentam resultados piores do que os demais universitários na graduação.

"A universidade tem que preparar tutoria, trabalhar com esses jovens para eles terem o mesmo desempenho, mas nós não vamos recuar dessa política", disse o ministro, em discurso durante a cerimônia, em Campo Grande, de entrega de ônibus escolares para prefeituras de Mato Grosso do Sul.

"Vamos combater essa visão elitista de que educação é só para quem pode pagar ou quem nasceu numa família rica", completou.

Em sua fala, o ministro incluiu a política de cotas entre as ações bem-sucedidas do governo na área da educação e defendeu a lei que destina metade das vagas em universidades federais para alunos de escolas públicas --porque, segundo ele, 88% dos estudantes estudam na rede pública.


Endereço da página:

Links no texto: