Folha de S. Paulo


Inep estuda mudar regras para punir redações com deboche no Enem

O Inep, órgão responsável pelo Enem, deve mudar o próximo edital do exame para garantir que textos com algum tipo de "inserção indevida" recebam nota zero.

Estudante coloca hino de time de futebol na redação do Enem

É o caso, por exemplo, da redação que incluiu uma receita de miojo em um dos parágrafos do texto, revelado nesta semana pelo jornal "O Globo". O estudante que inseriu trecho do hino do Palmeiras também seria atingido por essa regra.

"Em respeito ao participante sério, é um tema que não pode ser desprezado. Qualquer inserção que seja por deboche ou desrespeito tem que [estar previsto] no edital que seja dado zero", disse nesta quinta-feira (21) Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep.

O tema será discutido com comissão técnica responsável por elaborar o edital do próximo Enem --a previsão é de que ele seja publicado em maio. Cerca de 300 redações, de um universo de 4,1 milhões, apresentaram algum tipo de "inserção indevida".

"Eles [corretores] não poderiam dar zero de acordo com o edital, mas os textos foram fortemente penalizados", disse Costa. O texto que incluiu receita de miojo obteve nota 560; o aluno que incluiu trecho de hino de futebol recebeu 500.

A mudança no edital, segundo Costa, tem objetivo de punir os candidatos que querem "tumultuar o sistema".

Editoria de Arte/Folhapress

REDAÇÕES

Em um dos casos registrados na última edição do Enem, o estudante fez uma homenagem ao time do Palmeiras em um dos quatro parágrafos do texto --os demais, seguiram o tema sugerido.

"As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente e que a dureza do prélio não tarda", afirma trecho do texto.

A nota técnica do Inep a qual a Folha teve acesso afirmou, no entanto, que "retirando-se do texto os trechos do hino transcrito pelo participante, ainda restaram ideias e argumentos aproveitáveis ao desenvolvimento do tema".

Já a redação que continha a receita de miojo foi avaliada da seguinte forma: "Em sua totalidade, não fugiu ao tema, e não feriu os direitos humanos. Tampouco cabe dizer que o participante teve a intenção de anular sua redação, uma vez que dissertou sobre o tema e não usou palavras ofensivas".

Professores de redação, entretanto, ponderam que a nota dada ainda é muito alta. "No mínimo, o aluno não está levando a sério o trabalho de avaliação do Enem, o que já deveria ser motivo de repreensão", afirma Waldson Muniz, professor de português do ensino médio do colégio Galois, em Brasília. (FLÁVIA FOREQUE)


Endereço da página:

Links no texto: