Folha de S. Paulo


Começa nesta sexta-feira matrícula da 2ª chamada para vagas no Sisu

Os candidatos aprovados na segunda lista para uma das vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) deverão fazer a matrícula para os cursos escolhidos a partir desta sexta-feira (1). O prazo para entrega de documentos vai até o dia 5 de fevereiro.

MEC divulga segunda chamada de aprovados no Sisu
Consulte os aprovados na 2ª chamada do Sisu

O MEC (Ministério da Educação) divulgou a segunda chamada de aprovados no sábado (26) no Sisu (Sistema de Seleção Unifica).

Os convocados na primeira chamada tiveram até o dia 22 de janeiro para fazer a matrícula.

Aqueles que não foram selecionados nas duas primeiras convocações ainda podem aderir à lista de espera do programa. O estudante deve demonstrar interesse em uma das vagas remanescentes do dia 28 de janeiro a 8 de fevereiro. A nova lista de aprovados será publicada no dia 18 de fevereiro.

O MEC (Ministério da Educação) registrou a participação de 1.949.958 candidatos no processo seletivo. Ao total, foram 3.801.894 inscrições, já que cada pessoa pode se candidatar a dois cursos.

O número de candidatos registrados nesta edição do Sisu é 10,96% maior que o número de inscritos na primeira edição do programa em 2012. Já entre 2011 e 2012, o crescimento chegou a 62%.

O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior de todo o país e utiliza como critério único o desempenho dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Desta vez, são ofertadas 129.319 vagas em 101 instituições federais e estaduais. As inscrições terminaram ontem e a primeira chamada está prevista para esta segunda-feira.

Pela primeira vez, o sistema adota a nova lei de cotas, que prevê reserva de 50% das vagas em instituições federais de ensino superior para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Esse percentual deve ser atingido até 2016.


Endereço da página:

Links no texto: