Folha de S. Paulo


Professores comentam prova da Unicamp; veja resolução

A primeira prova da segunda fase da Unicamp teve nível bom e foi elogiada por professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pela Folha. A prova foi composta por 24 questões de língua portuguesa, literatura e matemática.

Todos concordaram que as questões foram claras e bem elaboradas. O tempo de 4 horas para responder as questões pode ter sido um problema para os candidatos.

Na prova de português, a aplicação da gramática em textos com figuras de linguagem foi uma das características marcantes.

"Fizeram uma prova de como deve ser o ensino do português, a língua para entender o mundo, relacionando fatos", observou o professor Nelson Dutra, do curso Objetivo.

As questões de literatura tiveram nível alto de dificuldade e exigiram leitura dos títulos indicados. "Elas obrigam que o aluno tenha uma visão crítica das obras, que ele tenha refletido sobre os personagens. Um resuminho não resolve", observou o coordenador-geral do Anglo, Luís Ricardo Arruda.

Como a maioria das questões tiveram mais de um item a ser resolvido, os professores concordaram que o tempo de prova --4 horas, para resolver e redigir as questões, pode ter sido um problema. "Foi uma média de cinco minutos para cada questão. Se o aluno demorou 2 horas em português, não conseguiu resolver a parte de matemática.", afirmou o coordenadr do Anglo.

O nível da prova de matemáica foi avaliado entre médio e difícil, com destaque para a variedade dos temas abordados, entre geometria, matrizes, polinômios e progressões geométricas.

"As questões foram claras e objetivas, porém trabalhosas. Não tem prova fácil de matemática em segunda fase de Unicamp", concluiu Célio Tasinafo, do Oficina do Estudante, de Campinas.

Segundo Marcelo Dias Carvalho, coordenador pedagógico do Etapa, os candidatos que acompanharam as últimas provas dos últimos anos tiveram mais facilidade. "O lado ruim é que as notas podem ficar mais elevadas, os alunos tiveram que caprichar".


Endereço da página:

Links no texto: