Folha de S. Paulo


Prova de humanas foi a mais difícil do 3º dia da Fuvest, dizem cursinhos

Professores de cursinhos ouvidos pela Folha disseram que as disciplinas de história e geografia foram as mais difíceis no terceiro dia da segunda fase do vestibular da Fuvest, realizado nesta terça-feira (8).

Fuvest divulga prova do 2º dia da segunda fase do vestibular 2013
Prova de português da Fuvest foi de média a difícil, dizem professores
Veja a 1ª prova da segunda fase
Veja a correção comentada da prova
Encerra primeiro dia da 2ª fase da Fuvest; 8,5% dos candidatos faltaram

A prova de hoje teve 12 questões dissertativas de duas ou três disciplinas, de acordo com o curso do candidato. Se a carreira do candidato tivesse duas disciplinas específicas, ele teria que responder seis perguntas em cada uma. Se fossem três, seriam quatro de cada matéria.

De acordo com o coordenador do Anglo Luís Ricardo Arruda, algumas questões de geografia e história foram muito específicas, como uma que tratava da dinâmica de funcionamento do Gueto de Varsóvia e outra sobre um conflito de terra no Peru. "Não são detalhes geralmente tratados em sala de aula", disse o professor.

O diretor pedagógico da Oficina do Estudante de Campinas, Célio Tasinafo, disse que as questões da duas disciplinas foram "trabalhosas", como uma que pedia que o aluno fizesse um gráfico sobre as exportações brasileiras. "É difícil encontrar uma prova de história que peça uma coisa dessas", disse o professor.

As provas de matemática e física estavam mais fáceis que em anos anteriores, segundo Edmilson Motta, coordenador do Etapa. Não havia questões sobre temas clássicos, como progressões aritméticas e geométricas. A questão mais difícil, diz Tasinafo, abordou a geometria espacial.

"Matemática e física, que são fantasmas para os estudantes, não assustaram muito", disse Arruda, do Anglo.

Para o professor do Etapa, o exame de biologia exigia um conhecimento médio do candidato, "sem surpresas".

No geral, os professores disseram que todas as questões da prova aplicada hoje tiveram dificuldade mediana.

VAGAS

Os candidatos disputam 11.082 vagas, sendo 10.982 na USP e 100 no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa. Nesta edição, foram classificados 2.239 treineiros.

Os 31.182 convocados realizarão as provas em 21 locais na região metropolitana de São Paulo e 22 do interior do Estado, nas cidades de Jundiaí, Campinas, Santos, São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Sorocaba, Piracicaba, São Carlos, São José do Rio Preto, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Pirassununga, Ribeirão Preto e Franca.

A primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro. (LEANDRO MACHADO)


Endereço da página:

Links no texto: