Folha de S. Paulo


Casa Civil será responsável por programas de bem estar animal

A Secretaria da Casa Civil de Ribeirão Preto agora é responsável por coordenar programas e políticas públicas voltadas à causa animal.

Projeto de lei da prefeita Dárcy Vera (PSD), de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), aprovado pela Câmara nesta quinta-feira (18) criou a Coordenadoria de Bem Estar Animal.

Segundo a assessoria da prefeitura, os serviços relacionados a saúde, como vacinações e resgates, continuam a ser de competência da Secretaria da Saúde.

"A intenção é que a Casa Civil concentre as coordenadorias da prefeitura", afirmou o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior.

Além da coordenadoria recém-criada, a pasta também é responsável pela Coordenadoria de Comunicação Social.

Agora, a Casa Civil será responsável por promover trabalhos de conscientização da população, como campanhas sobre a guarda responsável.

Também ficará comprometida por implantar políticas públicas de controle populacional de cães e gatos.

Outra medida que deverá ser adotada é a formação de parcerias com organizações não governamentais e a Polícia Civil para o atendimento a animais vítimas de maus tratos no município.

Ainda não existente um programa municipal de adoção de animais, o que também deverá ser criado.

Hoje, entidades da causa animal são responsáveis por organizar feiras de adoção, principalmente aos finais de semana e feriados.

A intenção é que a nova coordenadoria comece a funcionar em fevereiro do ano que vem, segundo a prefeitura. De acordo com o projeto de lei, não haverá despesas extras na transição entre a Saúde e a Casa Civil.


Endereço da página: