Folha de S. Paulo


Promotoria flagra médicos dormindo durante plantão em Araraquara

Vistoria do Ministério Público de Araraquara (a 273 km de São Paulo) na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Central flagrou três dos quatro médicos de plantão dormindo entre a noite de quarta-feira (17) e a madrugada de quinta-feira (18).

A Promotoria informou que investiga ato de improbidade administrativa do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), já que o problema foi constatado ao menos três vezes em visitas realizadas em novembro passado e neste mês, e a correção solicitada.

De acordo com relatório do Ministério Público, o fato dos médicos estarem dormindo pode ter contribuído para que a demora no atendimento chegasse a três horas. O secretário municipal da Saúde, Hilton Tolói, também poderá ser processado.

No relatório, o promotor Raul de Mello Franco Junior afirma que ficou demonstrado, em todas as visitas, que não faltam médicos, mas sim medidas eficientes de gestão. Após a "visita surpresa", os médicos teriam "aparecido aos poucos".

Ainda segundo o Ministério Público, os profissionais iniciaram o plantão com atrasos que variaram de 12 minutos a 1 hora e 14 minutos. Nenhum deles havia marcado no relógio de ponto a interrupção de uma hora para descanso, como exige o decreto municipal deste ano.

Sobre o fluxo de pacientes na UPA, Franco diz que o relatório de presença informava que 128 pacientes passaram pela unidade entre 19h de quarta e 6h06 de quinta, 30 deles depois da 0h.

OUTRO LADO

O secretário da Saúde de Araraquara afirmou que o fato dos profissionais de saúde estarem dormindo não significa que haverá prejuízo ao atendimento da população, e disse que é uma questão de "interpretação".

"O Ministério da Saúde tem como procedimento que é normal que um médico fique no atendimento e os outros descansam em um plantão. Assim que há necessidade, ele é acordado. Isso não significa omissão, desde que ele cumpra seu horário", disse.

Já sobre a falta de registros no relógio de ponto, conforme exige o decreto municipal, e atrasos para o início do plantão, Tolói disse que irá se reunir com os profissionais de saúde, possivelmente na segunda-feira (22).


Endereço da página: