Folha de S. Paulo


Conab prevê queda de 2,5% na moagem de cana no Brasil

Após a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) anunciar previsão de queda na moagem da cana na região centro-sul do país, foi a vez da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgar redução na moagem nacional.

Segundo informou o órgão nesta sexta-feira (19), a produção brasileira deve chegar a 642 milhões de toneladas na atual safra, número 2,5% menor que os 658 milhões processados na anterior.

Na quinta-feira (18) a Unica divulgou que até o final da atual safra o processamento de cana-de-açúcar deve ficar em 567 milhões de toneladas –queda de 5% em relação aos 597 milhões moídos na safra anterior.

O estudo da Conab mostrou que, apesar da elevação da área de colheita, que passou de 8,8 milhões de hectares para 9 milhões de hectares –acréscimo de 2,2%–, houve queda na produção.

O que afetou o resultado, de acordo com o órgão, foram as questões climáticas, como a falta de chuvas –principalmente no Sudeste, que concentra a maior parte da produção.

A maior parte da cana-de-açúcar colhida deverá ser destinada para a fabricação de etanol, representando 56,28% da produção.

A previsão é que o etanol apresente um aumento de 2,5%, passando de 27,9 bilhões de litros para 28,6 bilhões de litros.


Endereço da página:

Links no texto: