Folha de S. Paulo


Escultura em homenagem a Candido Portinari é barrada em Batatais

Uma homenagem ao pintor Candido Portinari (1903-1962), idealizada pela comunidade da Igreja Matriz Bom Jesus da Cana Verde, de Batatais (a 352 km de São Paulo), foi vetada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) nesta semana.

O projeto da paróquia previa a instalação de uma escultura de 3,4 metros, que retrata o pintor, na praça Cônego Joaquim Alves, que abriga a igreja construída em 1953.

Segundo a direção do conselho, a escultura prejudica o conjunto formado pela praça e a igreja, que é tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado.

Silva Junior/Folhapress
Praça Cônego Joaquim Alves, que abriga igreja de Batatais
Praça Cônego Joaquim Alves, que abriga igreja de Batatais

Em nota, o Condephaat informou que a deliberação do conselho tem em vista minimizar a interferência na paisagem urbana única que é marcada pela Igreja Matriz.

O advogado da igreja, Túlio Pires de Carvalho, disse que a decisão foi respeitada e uma proposta para a instalação da mesma escultura em outro local, ainda a ser estudado, será apresentada.

"Vai ocorrer [a instalação da escultura], só que em outro lugar que ainda não definimos", afirmou Carvalho.

De acordo com o advogado, a expectativa é inaugurar a escultura próximo ao aniversário de Batatais, comemorado em 14 de março.

A escultura está sendo produzida pelo artista plástico Manuel Julio Vera Del Carpio.

Segundo Del Carpio, a obra está sendo feita em aço inox e deve ficar pronta no final de janeiro do próximo ano.

Para o artista, a localização ideal da escultura seria próxima à igreja, porque poderia funcionar como forma de atrair visitantes ao interior da Bom Jesus da Cana Verde.

A igreja abriga obras de Portinari, como o conjunto da via-sacra retratado em 14 estações (ou paradas), que foi recentemente restaurado.

As obras são tombadas nacionalmente pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Para a construção da escultura, foi realizada uma campanha de arrecadação de dinheiro entre empresários e moradores da cidade.

"Muita gente passa pela cidade e não sabe que ali tem esse conjunto de obras", afirmou Del Carpio.

Em 2015, a paróquia irá completar 200 anos de fundação, segundo o padre responsável pela igreja, Pedro Ricardo Bartolomeu.

Conforme ele, durante as comemorações do bicentenário, a matriz deverá ser elevada ao status de santuário pela Igreja Católica.


Endereço da página: