Folha de S. Paulo


Suspeitos de desvio de dinheiro, sindicalistas são afastados por 4 anos

A Justiça do Trabalho decidiu tornar inelegível 25 pessoas que integravam a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) até o ano passado.

Eles são suspeitos de desviar dinheiro de indenizações judiciais dos trabalhadores. Desde o afastamento, o sindicato é administrado por um advogado nomeado pela Justiça.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, os sindicalistas teriam desviado R$ 300 mil e prejudicado 172 ex-trabalhadores da metalúrgica Sermag, em Serrana (a 313 km de São Paulo).

Em acordo com a Procuradoria, eles aceitaram a penalização de ficarem sem se candidatar a cargos de direção sindical por quatro anos. O acordo foi homologado nesta quinta-feira (18) pela Justiça do Trabalho.

O administrador judicial do sindicato, que desde dezembro do ano passado é responsável pela fiscalização financeira e contábil da entidade, ficará no cargo até 31 de janeiro de 2015, quando uma nova diretoria deve ser empossada.

No acordo, a Justiça determina que a nova gestão deverá implementar um portal para dar transparência aos gastos do sindicato.


Endereço da página:

Links no texto: