Folha de S. Paulo


Economia na região de Ribeirão seguirá fraca em 2015, diz estudo

Dependente da produção sucroalcooleira, a economia regional se manterá fraca em 2015, mesmo com ajustes e melhora da atividade.

Isso porque a crise que atinge o setor afetou diversas atividades econômicas, como o comércio, serviços, indústria e a construção civil.

O diagnóstico é de estudo da Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), ligada à USP Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

Sem política favorável, as usinas da região centro-sul do país registraram queda de 3% na moagem da cana na safra atual. Ribeirão é considerada uma das principais regiões produtoras de etanol e açúcar do centro-sul.

Como efeito, as indústrias regionais, principalmente a de metal mecânica –com grande força em Sertãozinho (a 333 km de São Paulo)–, não receberam pedidos de máquinas, equipamentos ou reformas.

Edson Silva - 6.dez.2014/Folhapress
Consumidores circulam pelo calçadão no centro de Ribeirão Preto
Consumidores circulam pelo calçadão no centro de Ribeirão Preto

Houve demissões e o consumo no comércio caiu. "Ribeirão sofre duplamente. Primeiro, por causa da queda na agricultura e depois na indústria, que é voltada para o agronegócio", disse Luciano Nakabashi, pesquisador responsável pelo estudo.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, os dez primeiros meses deste ano registraram a pior criação de vagas de emprego na agricultura nos últimos cinco anos.

A região criou apenas 469 vagas, quase 90% a menos que nos mesmo período do ano passado. A indústria teve queda ainda maior, com o fechamento de 4.034 vagas.

"A indústria do país todo sofre com a conjuntura econômica nacional, com alta carga tributária e custos de produção. As indústrias da nossa região ainda sofrem com a falta de mercado", disse Nakabashi.

COMÉRCIO

Polo de prestação de serviço e comércio da região, a economia do município de Ribeirão Preto sofreu impacto negativo da crise.

De acordo com a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), de janeiro a setembro, a região teve um faturamento 2,7% menor do que no mesmo período do ano passado.

O comércio fechou 381 vagas de emprego de janeiro a outubro. Já o setor de serviços abriu 4.107 vagas, o menor saldo em cinco anos.

"Os setores de comércio e serviço incharam entre 2010 e 2012 porque apostaram no alto consumo das famílias. Mas neste ano, com a economia ruim, o consumo caiu e esses setores tiveram queda", disse Fred Guimarães, economista da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).

Até mesmo a construção civil teve queda na região. O número de vagas abertas foi quase metade do registrado no ano passado.

Fernando Junqueira, diretor regional do SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), disse que o setor parou de crescer e estagnou neste ano devido a crise dos demais setores.

Para o próximo ano, os economistas disseram esperar que alterações na política econômica, como a redução dos juros e a desvalorização do dólar, devem colocar os setores da economia em uma conjuntura "mais favorável" para o crescimento.


Endereço da página: