Folha de S. Paulo


Na contramão do país, divórcios crescem na região de Ribeirão Preto

Na contramão do registrado em todo o país, as dez maiores cidades da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) apresentaram alta no número de divórcios de 4,3% em 2013, em comparação com o ano anterior.

Os dados são das Estatísticas do Registro Civil, divulgadas nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nos cartórios da região, foram realizados 4.402 divórcios no ano passado, ante os 3.875 de 2012.

Enquanto isso, em todo o país, os divórcios caíram 4,9%, de 2012 para 2013, totalizando 324,9 mil.

Em Ribeirão, maior cidade da região, os divórcios tiveram alta de 17% no período: passaram de 1.201 para 1.410 casos, segundo os dados.

Foi Araraquara (a 273 km de São Paulo), no entanto, a cidade que mais registrou aumento nas dissoluções de casamentos: 68%.

De acordo com o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito da Família), uma das explicações para o índice é a nova lei do divórcio, de 2010.

Até aquele ano, para o divórcio era necessário que fosse feita, primeiro, a separação judicial, tornando o processo lento.

A empresária Beatriz Diniz, 32, se divorciou em julho do ano passado após cinco anos de casada.

Edson Silva/Folhapress
O empresário Sanderson Ferreira casou com o sócio Andy Gallego numa festa para amigos e a família
O empresário Sanderson Ferreira casou com o sócio Andy Gallego numa festa para amigos e a família

"Percebemos que não estávamos mais felizes. Não havia mais motivos [para o casamento]", disse.

Como não têm filhos, a decisão do casal foi menos dolorida, segundo ela.

Para especialistas, a valorização da individualidade dentro do relacionamento também explica o aumento dos divórcios.

"As pessoas perceberam que, dentro de um casamento, cada um precisa do seu espaço e não viver em função das metas do outro", disse Fábio Scorsolini-Comin, professor de psicologia da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Segundo ele, o desenvolvimento econômico da região de Ribeirão Preto e a independência financeira da mulher podem influenciar nos pedidos de divórcio.

MENOS CASAMENTOS

Álvaro Villaça Azevedo, professor de direito civil da USP, afirmou que a tendência do casal moderno é o "desapego às formalidades".

Por este motivo, segundo ele, há uma maior preferência pela união estável –o que explica um aumento de apenas 0,6% nos casamentos na região, segundo ele.

O crescimento foi inferior à média nacional, de 1,1%.

Para a psicóloga Marilene Krom, doutora em psicologia clínica e especialista no tema, a tendência é que as pessoas morem junto para depois decidirem sobre o casamento.

Segundo ela, esse tipo de união é interessante porque testa a convivência do casal.

"A realização afetiva sempre será procurada", afirmou.


Endereço da página: