Folha de S. Paulo


Ferrovia urbana oferece riscos aos moradores de Araraquara

Enquanto a obra do contorno ferroviário, em Araraquara (a 273 km de São Paulo), não é liberada, os moradores são obrigados a conviver com a insegurança gerada pela passagem dos trens no meio da Vila Xavier.

Os oito quilômetros de desvio da linha férrea, que vai da antiga estação do Ouro e segue até a estação de Tutoia, são pedidos há mais de uma década pelos moradores da cidade.

Eles já presenciariam atropelamentos e acidentes no local com o descarrilamento dos trens.

De acordo com Virgínia de Gobbi, gerente de museus e estudiosa da história do município, a linha férrea, que foi importante para destacar e dar importância a Araraquara, também trouxe prejuízo para os moradores.

"A cidade foi crescendo e expandindo para o entorno da linha férrea. Com isso, os acidentes foram acontecendo e apavorando a população", disse.

De acordo com Virgínia, não fosse a linha férrea, Araraquara não teria tido importância econômica e não teria se desenvolvido como um polo econômico no interior do Estado.

"A ferrovia tem uma importância enorme, mas como a cidade cresceu, é preciso adequar o transporte ferroviário local", disse.


Endereço da página: