Folha de S. Paulo


Desempenho do PT é ligado a escândalos em Ribeirão Preto

A trajetória ligada a escândalos do ex-prefeito de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) Antonio Palocci Filho é um dos fatores que contribuem para o baixo desempenho do PT no município, segundo especialistas ouvidos pela Folha.

Associado a isso, há o fato de a região ser pouco dependente de projetos sociais -bandeira do PT e "imã" de votos dos eleitores, segundo afirmam os especialistas.

"Palocci era uma figura importante. Os escândalos na época geraram uma crítica muito grande", disse Maria do Socorro Braga, professora de ciências políticas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Palocci foi prefeito de Ribeirão por dois mandatos (1993-1996 e 2001-2002). Deixou a prefeitura para ser ministro da Fazenda durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006), quando levou para Brasília parte de sua equipe de Ribeirão.

Na época, o caso ficou conhecido como "República de Ribeirão Preto". Palocci então deixou o governo após a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, testemunha de acusação contra ele no caso.

Mais tarde, em 2011, quando voltou a ocupar um cargo no governo federal, no comando da Casa Civil, no governo de Dilma Rousseff, Palocci, de novo, deixou a função após denúncia de ter multiplicado seu patrimônio 20 vezes entre 2006 e 2010.

"A cidade está muito marcada pela figura de Palocci, o único ministro da história a deixar dois ministérios por suspeitas", disse Marco Antônio Villa, professor de história política da UFSCar.

A participação de lideranças políticas, como prefeitos, durante as campanhas também tem papel importante na disputa, avaliam os especialistas consultados.

A prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (PSD), esteve pouco nas ruas e sua participação como cabo eleitoral ficou mais restrita a publicações em página numa rede social.

Somente na última quinta-feira (23) ela participou de um comício com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), que esteve na cidade. Dárcy afirma que apoia Dilma pelos investimentos feitos em Ribeirão. "Meu voto é por gratidão, porque não tem partido", disse a prefeita, em nota.

Em um jornal distribuído na cidade pelo PT, há uma mensagem da prefeita e uma foto dela ao lado de Dilma.

No primeiro turno, a candidata do PT ficou em terceiro lugar na votação, atrás dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB).

"O prefeito, se bem avaliado, pode ajudar e muito como cabo eleitoral", disse Marco Antônio Villa.


Endereço da página: