Folha de S. Paulo


Seca faz Santa Rita do Passa Quatro declarar situação de emergência

O Estado reconheceu a situação de Santa Rita do Passa Quatro (a 253 km de São Paulo) como emergencial. O município está racionando água desde o final de julho.

A cidade havia declarado estado de emergência no dia 17 e teve a medida reconhecida pelo governo do Estado nesta quinta-feira (23), por meio de um decreto publicado no "Diário Oficial".

Para decretar emergência, a prefeitura alegou prejuízo financeiro de 2,77% da sua receita anual devido à seca.

De acordo com a prefeitura, a estiagem causou problemas no abastecimento para o consumo humano e perdas nas lavouras de cana, pecuária leiteira e granjas.

O decreto facilita ao município o acesso a verbas públicas do Estado e da União.

O departamento de Obras e Infraestrutura da cidade está fazendo atualmente o desassoreamento da represa.

Máquinas são usadas para tirar o excesso de areia e terra da área, elevando a profundidade do reservatório.

O Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica), órgão estadual, também tem atuado no trabalho de recuperação da represa.

O plano da prefeitura prevê que após o desassoreamento seja feito o reflorestamento do entorno, com o plantio de 300 mudas de espécies nativas, para recuperar o equilíbrio ambiental.

Atualmente, o reservatório que recebe água do córrego Passa Quatro está com 20 centímetros de profundidade, quando o normal para o período é um metro.

Além do racionamento, o município "importa" água de uma represa particular que fica a 7,5 km da cidade desde o mês de maio.

Com o racionamento, o abastecimento em Santa Rita é cortado às 7h e retomado somente às 19h. Segundo a prefeitura, é o maior período de estiagem registrada desde a seca que atingiu a região de Santa Rita entre 1953 e 1954.


Endereço da página:

Links no texto: