Folha de S. Paulo


Desperdício de água vira denúncia em redes sociais no interior de SP

Em tempo de seca em todo o Estado, moradores de locais atingidos por racionamento ou por problemas no abastecimento de água passaram a usar as redes sociais para denunciar desperdício e para monitorar a situação hídrica.

Em ao menos quatro cidades da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) –Franca (a 400 km de São Paulo), São Carlos (a 232 km de São Paulo), Tambaú (a 257 km de São Paulo) e a própria Ribeirão–, fotos e vídeos sobre desperdícios são publicados diariamente pelos membros dos grupos. Eles também trocam informações sobre a falta de água em seus bairros.

Um vídeo de duas mulheres lavando uma calçada no centro de Franca no último dia 15, por exemplo, teve 26 mil visualizações e comentários revoltados com a ação.

No dia anterior, a Sabesp, responsável pelo abastecimento local, admitiu que a cidade sofreria com a seca.

"Quando vi que não havia água para fazer o almoço, fiquei revoltada e publiquei o vídeo que um amigo meu havia feito naquele mesmo dia", afirmou a manicure Aline Marques dos Santos, 30.

O vídeo foi divulgado no grupo "Desperdício de Água Franca-SP" no Facebook.

Criadora da página "Xinga Tambaú", Renata Correa, 29, disse ter feito a página antes do racionamento iniciado em abril, mas o assunto acabou dominando o espaço. O grupo é usado, por exemplo, para divulgar minas e poços onde é possível buscar água.

Já em Ribeirão Preto, a comunidade "Daerp, Cadê a Água da Minha Rua?" passou a receber denúncias como um vídeo publicado nesta terça (21) de um funcionário lavando a calçada de uma agência da Caixa Econômica Federal.

Reprodução
Cena de vídeo publicado em página de denúncia na internet
Cena de vídeo publicado em página de denúncia na internet

Em São Carlos, um grupo criado há uma semana, além de denúncias, indica como economizar água em casa.

"Uma publicação acaba se tornando um 'viral' na internet, principalmente no Facebook. Mas é preciso tomar cuidado na maneira como se escreve e sobre o que se escreve, para que não haja problemas futuros", afirmou Diego Bartolo, diretor de planejamento de marketing digital.

A Caixa informou que a limpeza em frente às agências é feita só quando há acúmulo de sujeira na calçada e que acionou a gerência da unidade de Ribeirão Preto para reforçar as práticas sustentáveis e de racionamento.

A Prefeitura de Ribeirão informou fazer o monitoramento de denúncias nas redes sociais, enquanto a administração de Tambaú disse não indicar que os moradores confiem em páginas não oficiais.

A Sabesp informou que o abastecimento em Franca está normalizado devido à chuva do início desta semana.


Endereço da página: