Folha de S. Paulo


Desabastecidos, moradores de Cajuru (SP) fazem fila atrás de água

Moradores de Cajuru (a 298 km de São Paulo) fizeram fila pela água de uma mina na beira da rodovia Abrão Assed (SP-333), no bairro Cidade Jardim, na manhã desta segunda-feira (20).

No último fim de semana, a população reclamou de falta de água em todo o município. Devido ao desabastecimento, Cajuru recorre a caminhões-pipa que transportam água de cidades vizinhas.

Os rios que abastecem a cidade, Brotas e Ribeirão Vermelho, não têm sido capazes de atender à demanda da população durante este período de estiagem e seca.

Edson Silva/Folhapress
Moradores fazem fila para retirar água de bica na cidade de Cajuru, na região de Ribeirão Preto
Moradores fazem fila para retirar água de bica na cidade de Cajuru, na região de Ribeirão Preto

A dona de casa Maria Pereira, 46, disse que a cidade está sem água há três dias e desde então tem de andar três quarteirões e atravessar a rodovia para buscar água na mina da Cidade Jardim.

"Eu acho um desrespeito não ter água para lavar a roupa e tomar banho. Sou cardíaca e há três dias tenho que vir buscar água sozinha aqui", afirmou.

Assim como Maria, vários moradores chegam ao local com garrafas plásticas, galões, baldes e carrinhos de mão que ajudam a levar o peso dos recipientes.

A mina, segundo frequentadores, já é conhecida da vizinhança, mas nunca havia sido tão requisitada como nos últimos dias. A água sai lentamente de um cano no chão.

Edson Silva/Folhapress
Moradores retiram água de tanque levado por tratorista em Cajuru, na região de Ribeirão Preto
Moradores retiram água de tanque levado por tratorista em Cajuru, na região de Ribeirão Preto

Para amenizar a fila nesta segunda, uma pessoa, que segundo moradores seria um político local, enviou um trator com tanque de água para ajudar no abastecimento.

Apesar de admitir problemas com o abastecimento, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) não identifica a situação como racionamento.

A empresa confirmou que a crise hídrica tem causado falta de água na cidade, mas não informou quantas pessoas foram atingidas.

Diz ainda que garante o abastecimento com o transporte de água de Santa Cruz da Esperança (a 316 km de São Paulo) e Cássia dos Coqueiros (a 304 km de São Paulo).


Endereço da página: