Folha de S. Paulo


Barretos anuncia racionamento de água e multas em caso de desperdício

A Prefeitura de Barretos (a 423 km de São Paulo) anunciou nesta quinta-feira (16) que iniciará racionamento de água já na próxima semana.

Caso ponha em prática a medida, o município se junta a ao menos outras 14 cidades da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) que já passam pela situação.

A partir desta quinta, a Prefeitura de Barretos também começou a multar em R$ 264,80 por desperdício.

Só na semana que vem, a administração definirá os horários de corte no abastecimento de água à população.

Das outras 14 cidades que já fazem cortes , a maior parte pune casos de desperdício. As sanções são previstas a moradores que lavam carros, calçadas, e até mesmo ruas.

A medida é vista por gestores de água como um ato de conscientização, mas que não gera resultado capaz de evitar desabastecimento diante da seca recorde.

Silva Júnior - 11.set.2014/Folhapress
Lagoa para abastecimento de água em Casa Branca 'secou'
Lagoa para abastecimento de água em Casa Branca 'secou'

Na região de Ribeirão, Tambaú (a km de São Paulo) é campeã de tempo no racionamento e fica 48 horas sem água para cada 16 com abastecimento.

A economia ocorre desde 28 de abril e, segundo a assessoria da prefeitura, 40 multas por desperdício foram aplicadas até agora.

Em Santa Rita do Passa Quatro, a população fica 36 horas sem água e 12 com abastecimento. Aplicam multas em caso de desperdício as cidades de Cristais Paulista (a 414 km de São Paulo), Pitangueiras (a 364 km de São Paulo), Bebedouro (a 381 km de São Paulo), Casa Branca (a 240 km de São Paulo), Américo Brasiliense (a 285 km de São Paulo) e Morro Agudo (a 382 km de São Paulo).

O diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Bebedouro, Gilmar Feltrin, disse que a conscientização da população é importante, mas somente as multas não são suficientes.

"A lei contra o desperdício é importante, reduziu o consumo médio, mas não abrange todo o consumo. Tem pessoas que burlam essa lei."

Também racionam Batatais (a 353 km de São Paulo), Cravinhos (a 294 km de São Paulo), Barrinha (a 353 km de São Paulo), Patrocínio Paulista (a 413 km de São Paulo), Santa Cruz das Palmeiras (a 244 km de São Paulo) e São Joaquim da Barra (a 384 km de São Paulo).


Endereço da página: