Folha de S. Paulo


Seca faz 5 cidades da região de Ribeirão buscarem ajuda do Estado

A crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo levou cinco cidades a buscarem ajuda do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) só em outubro.

Cristais Paulista, Ituverava, Patrocínio Paulista, Jaboticabal e Cajuru registraram baixas nos níveis de seus mananciais e buscaram o órgão para fiscalizar captações clandestinas, ter auxílio técnico ou fazer o desassoreamento de fontes.

"Não chove, e a situação só tem se agravado na região", afirmou o diretor regional do Daee Carlos Alencastre.

A situação mais grave, segundo ele, é a de Cristais.

O município só tem água para abastecer a população para no máximo 30 dias, conforme o prefeito Miguel Marques (PSDB).

"A vazão do córrego dos Cristais caiu para um terço do normal", disse.

Marques decretou estado de emergência no município. A cidade está racionando água há três meses. O abastecimento é cortado diariamente por 16 horas.

Silva Júnior - 11.set.2014/Folhapress
Lagoa Maravilha, em Serrana, que está seca devido à falta de chuvas que atinge toda a região
Lagoa Maravilha, em Serrana, que está seca devido à falta de chuvas que atinge toda a região

Em Ituverava, o rio do Carmo, que abastece a cidade, está com capacidade reduzida. Não há medição de vazão, mas a estimativa do departamento de água local é que ele esteja com apenas 30% de sua capacidade normal.

"Buscamos o departamento para fiscalizar e regularizar captações clandestinas ao longo do rio", disse Regina Cristina Silva Spirlandelli, engenheira do departamento.

Em Jaboticabal, o córrego do Rico teve reduzida sua vazão em torno de 15%, de acordo com o presidente do Saaej (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal), José Augusto Fagundes Gouvêa.

Segundo o diretor do departamento de água de Patrocínio Paulista, Dimas Figueiredo, o problema é a baixa vazão do córrego das Pedras, responsável pelo abastecimento de 30% da cidade.

O departamento está usando caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento.

Em Cajuru, onde a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está usando caminhões-pipa para abastecer a cidade, o Daee também foi chamado.

Apesar da redução dos níveis dos rios, o abastecimento para a população dessas cidade está regular, segundo os departamentos e a Sabesp.

Tambaú, Casa Branca e Santa Rita do Passa Quatro, que já fazem racionamento, também estão recebendo acompanhamento do Daee.


Endereço da página: