Folha de S. Paulo


Obra de novo sistema de abastecimento de Franca enfrenta atraso

Previsto inicialmente para ser concluído em 2015, o novo sistema de abastecimento de Franca (a 400 km de São Paulo) enfrenta atraso.

A obra iniciada em 2012 irá captar, tratar e distribuir água do rio Sapucaí-Mirim. Estudos geológico e hidrológico identificaram no manancial a capacidade de abastecimento.

A previsão é que o sistema tenha uma vazão de até 1.020 litros por segundo e seja capaz de garantir o abastecimento até 2037.

As obras lineares deste sistema (adutoras e linhas de recalque) deveriam estar prontas no mês passado, mas atingiram somente 64% de conclusão.

Segundo Rui Engracia, gerente distrital da Sabesp, os atrasos são recorrentes de burocracias contratuais. "Envolvem a Caixa Econômica Federal e outras empresas. É uma obra grande, não tem como não ser demorada."

Hoje, além do rio Canoas, Franca é abastecida pelo córrego Pouso Alegre, que também teve a vazão reduzida devido à seca.

A Sabesp capta ainda água de dois poços no município vizinho de Restinga (a 389 km de São Paulo), que foram construídos entre 2012 e 2013 e abastecem ambas as cidades.


Endereço da página: