Folha de S. Paulo


Contra seca, padre de Ribeirão Preto fará missas por chuvas na cidade

A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) vai apelar aos céus para o fim da estiagem prolongada que atinge a cidade neste ano. Três missas especiais para rogar a são Sebastião, padroeiro da cidade, que chova, foram marcadas.

A primeira delas acontecerá nesta sexta-feira (29), às 12h. As outras duas serão nos dias 5 e 12 de setembro.

Tradicional no Nordeste do país, o tríduo da chuva foi uma iniciativa do padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, pároco da catedral.

"É uma celebração simbólica e muito forte", disse. Ele afirmou que recebeu muitos pedidos de fiéis para que a tríade fosse feita.

Machado

Nas missas, os frequentadores poderão levar baldes e garrafas de água, que serão colocados aos pés da imagem de são Sebastião.

Os objetos serão benzidos e depois deverão ser levados para casa. Tradicionalmente, no entanto, toda a água é jogada na cruz e nos pés das imagens dos santos.

"Estamos vivendo um momento de seca que nunca vivemos antes", disse o padre.

A oração para pedir chuva, do papa Paulo 6º (1897-1978), foi divulgada pela Catedral nesta quinta (28), em uma página em rede social.

"Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos os que sofrem duramente pela seca que nos ameaça nestes dias", diz trecho da oração.

Desde janeiro, choveu 62% menos na cidade em comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados da Defesa Civil do Estado.

Foram 323,3 milímetros de chuva, ante os 851,6 milímetros de 2013. Agosto é o mês mais seco: 0,3 milímetro, 99% menos que a média histórica.

Segundo a historiadora Nainôra Maria Barbosa de Freitas, até duas décadas atrás era comum que padres da região, muitos da zona rural, encabeçassem novenas e tríades para pedir chuva.

"Na seca, as pessoas rezavam principalmente para são Sebastião porque ele é padroeiro da agricultura."

Ela afirmou que o santo é conhecido também como o protetor contra a seca.

"Em épocas de crise, é comum que as pessoas recorram à fé e apelem para a reza", afirmou Edin Sued Abul Mansur, professor de teologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) São Paulo.

Mas, se depender das previsões meteorológicas, haverá chuva em Ribeirão só na próxima segunda-feira (1º).

Meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Neide Oliveira afirmou que deverá chover até a próxima quarta-feira (3) –a previsão é que chova até 10 milímetros, insuficiente para repor a perda acumulada.


Endereço da página: