Folha de S. Paulo


'Falta confiança nos médicos', diz ministro da Saúde a prefeita de Ribeirão Preto

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, respondeu nesta segunda-feira (16) à reclamação da prefeita Dárcy Vera (PSD), de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), que, segundo ele, afirmou que a população "só quer ser atendida na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento)".

De acordo com o ministro, isso acontece porque falta confiança da população nos médicos que atendem nos postos de saúde da família.

Silva Junior/Folhapress
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante entrevista em Ribeirão Preto
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante entrevista em Ribeirão Preto

Chioro esteve em Ribeirão na tarde desta segunda para divulgar resultados do programa Mais Médicos.

A crítica foi feita nos minutos finais de sua palestra. Segundo ele, mais cedo, a prefeita havia reclamado do problema detectado na cidade.

"Acontece que a população só quer ser atendida na UPA porque não tem vínculo e confiança nos médicos nas unidades de saúde da família", afirmou.

Em seguida, Dárcy pegou o microfone e tentou consertar a saia justa, pedindo a vinda de novos médicos do programa ao município, que hoje conta com dois cubanos.

"Eu quis dizer que a unidade de saúde da família é o caminho e que nos bairros precisamos de mais investimento. Por isso, pergunto se é possível termos mais médicos na cidade", afirmou Dárcy.

Segundo o ministro, atualmente há 187 médicos do programa atuando na região e não há a previsão de abertura de novas vagas, e sim de possíveis remanejamentos.

Ele disse ainda que dará apoio ao governo para que sejam inauguradas seis novas UPAs na cidade, que irão trabalhar de forma integrada.

Durante entrevista, Chioro ressaltou a importância da humanização na rede básica de Ribeirão e afirmou que conversou com a prefeita sobre os casos de mortes por suposta negligência no município, como o de Gabriela Zafra, 16, em maio. "Eu disse a ela para sempre apurar os casos", afirmou.


Endereço da página: