Folha de S. Paulo


Cresce número de partos normais na região, mas cesarianas são maioria

Com novos programas de conscientização durante o pré-natal e criações de salas especializadas –ferramentas inéditas na região–, o incentivo ao parto normal cresceu nos últimos dois anos. As cesarianas, no entanto, ainda são maioria.

Neste período, foi inaugurada em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) mais uma maternidade que preconiza o parto normal e também uma sala de parto humanizado em um hospital particular.

Além disso, a rede municipal implantou um programa de pré-natal na periferia da cidade que conscientiza as gestantes sobre a importância do parto normal.

Em Araraquara, a Maternidade Gota de Leite foi reaberta em 2012. Segundo a direção do hospital, o nascimento sem intervenção cirúrgica é sempre incentivado.

O efeito esperado do incentivo –o aumento de partos naturais– ainda é tímido, mas deve ser mais efetivo no longo prazo.

No geral, a cesárea continua sendo o método mais utilizado. Em Ribeirão Preto, por exemplo, de todos os partos realizados na cidade em 2013, 60% deles foram cesarianas –7.071 de um total de 11.641.

O número é menor na rede pública, onde já há um aumento de partos normais.

Em Ribeirão Preto, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, conhecido como Mater, realizou 3.084 partos durante o ano passado.

Destes, 71% (2.198) foram normais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Mesmo assim, este número ainda é aquém do ideal.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a taxa de cesariana não ultrapasse 15% e alerta que o excesso de partos agendados aumenta a mortalidade de mães e crianças.

RECOMENDADO

Responsável por dirigir a maternidade mais nova de Ribeirão Preto, a médica Cláuda de Oliveira Baraldi afirmou que o parto normal, quando possível, é sempre o mais recomendado.

"É melhor para a recuperação da mãe e do bebê."

Há mais de uma década o professor de obstetrícia José Guilherme Cecatti trabalha com a equipe da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na humanização dos partos.

Um dos conceitos é sobre a oferta de informação à gestante. Outra é a implantação de salas especializadas para a realização de parto chamadas de PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto). Nelas, a mulher é acompanhada pela família durante o parto.

Para ele, o parto normal é sempre o recomendado em situações em que não há riscos para mãe e para o bebê.


Endereço da página: