Folha de S. Paulo


Atores de 'Colegas' são destaque na Feira do Livro de Ribeirão Preto

A Feira do Livro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) debate a condição da pessoa deficiente no Brasil com especialistas e escritores nesta quarta-feira (21).

Os atores Ariel Goldenberg e Rita Pokk, protagonistas do filme "Colegas", participam do salão de ideias às 10h30, no Theatro Pedro 2º.

Premiado no Festival de Gramado de 2012, "Colegas" reuniu no elenco 60 jovens com síndrome de Down.

Entre os convidados para os debates estão Jairo Marques, colunista da Folha, e o autor Leonardo Gontijo, idealizador do projeto "Mano Down". Às 16h, eles discutem o livro e a leitura diante da condição da pessoa deficiente no Brasil.

Mais cedo, às 9h, o escritor Ferréz, ligado ao movimento hip hop, participa de um salão de ideias nos estúdios Kaiser de Cinema.

Ele, que também é roteirista, escreveu os roteiros do filme "Broder" e do seriado "Cidade dos Homens".

Às 14h, o professor e filósofo César Nunes participa de um salão de ideias na sala principal do Theatro Pedro 2º. Ele vai falar sobre os novos direitos civis.

A programação do dia conta ainda com a participação da atriz Tássia Camargo, às 14h, em um salão de ideias no auditório Meira Júnior.

Às 17h, o escritor Menalton Braff, que mora em Ribeirão desde a década de 1980, participa de um salão de ideias no Centro Cultural Palace. Com a obra "À Sombra do Cipreste", ele venceu o prêmio Jabuti de Literatura, em 2000.

Já entre as apresentações de música e dança está o coral da Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região) às 11h, na marquise do Theatro.

A programação fechará com a apresentação da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, de São Paulo, a partir das 21h. O espetáculo será no Theatro Pedro 2º.

Nesta terça-feira (19), uma mesa de debates discutiu a condição do negro no país, que contou com a participação da historiadora e escritora Cidinha da Silva e Dagoberto José Fonseca, mestre em ciências sociais e pós-doutor em educação.


Endereço da página: