Folha de S. Paulo


Feira do Livro de Ribeirão (SP) discute biografias não autorizadas, neste sábado

A publicação de biografias não autorizadas e a discussão sobre direitos de privacidade e expressão são tema de um salão de ideias na tarde deste sábado (17), na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Foram convidados para o debate, o jornalista e historiador Paulo César Araújo, autor da biografia não autorizado do cantor Roberto Carlos, o antropólogo Allan Rocha, especialista em direitos culturais, e o deputado federal Newton Lima (PT), autor do projeto de lei que libera a produção de biografias não autorizadas.

O salão de ideias acontece às 14h, no auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro 2º.

A polêmica das biografias se acirrou em outubro do ano passado, quando músicos do Procure Saber -Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento, Erasmo Carlos e Roberto Carlos- passaram a defender com afinco o direito de vetar obras feitas sem a permissão dos familiares ou do biografado.

Araújo teve que recolher os 11 mil exemplares da biografia não autorizada de Roberto Carlos, após uma disputa judicial. Outros 22 mil foram vendidos.

MULHER

O segundo dia de debates da Feira do Livro irá discutir a condição da mulher no Brasil.

Às 16h, uma mesa de debates com a presença da jornalista Ana Paula Padrão propõe uma reflexão sobre o livro e a leitura diante dos novos direitos da mulher.

Às 18h30, a militante política Clara Charf dá uma conferência sobre as novas formas de combater a violência doméstica.

Todos os debates ocorrem no Theatro Pedro 2º.


Endereço da página:

Links no texto: