Folha de S. Paulo


Com 110 km de ciclovias, Sorocaba (SP) planeja mais espaços para bicicletas

Sorocaba (99 km de São Paulo), apesar de ter 110 km de ciclovias –a maior extensão entre as cidades pesquisadas pela Folha–, já planeja aumentar ainda mais os espaços exclusivos ao trânsito de bicicletas.

O plano cicloviário da cidade prevê mais 20 km de vias destinadas às bikes. A assessoria da prefeitura, porém, não afirmou quando as obras serão iniciadas.

As ciclovias começaram a ser viabilizadas em 2006. A implantação, ampliação e fomento ao uso das pistas fazem parte do programa "Pedala Sorocaba", baseado em iniciativas internacionais como de Bogotá, na Colômbia, e Guadalajara, no México.

Editoria de Arte/Folhapress

Lançado em maio de 2012, o programa "Integrabike" empresta bicicletas gratuitamente à população. São 19 estações espalhadas pela região central, que disponibilizam 152 bicicletas.

A prefeitura informou que até o dia 15 deste mês, 20.089 pessoas haviam feito cadastro no programa. O município também contabilizava 219.274 empréstimos.

OUTRO EXEMPLO

Piracicaba (160 km de São Paulo), que hoje possui apenas 3 km de ciclovias, é outro município que planeja ampliar o tráfego de bicicletas na malha urbana.

Segundo Valmir Santana, diretor do IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), a prefeitura encomendou um projeto de R$ 100 mil para fazer estudos visando a implantação de 100 km de ciclovias na cidade.

Segundo os estudos, o custo das obras ficaria em torno de R$ 48 milhões.

Professor de direito urbanístico da Faap de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Luiz Eugênio Scarpino Junior diz que a prefeitura nunca pensou em favorecer as bicicletas em Ribeirão.

Só em 2012, na gestão da prefeita Dárcy Vera (PSD), a cidade viu nascer os primeiros trechos de ciclovia, na Vianorte. "Nunca se planejou e nunca se pensou num sistema cicloviário eficiente em Ribeirão. Atualmente, as vias públicas desfavorecem quem anda de bicicleta."


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