Folha de S. Paulo


Câmera registra PMs usando spray de pimenta contra moradores em SP

Câmeras de segurança registraram um tumulto envolveu policiais militares e moradores da Vila São Sebastião, em Franca (400 km de São Paulo), na última quarta-feira (9). PMs usaram spray de pimenta contra um suspeito de tráfico e outras pessoas que estavam no local.

Segundo a polícia, o rapaz -que estava com R$ 270 no bolso- teria resistido e agredido os policiais. As imagens de câmeras de segurança de um mercado não mostram as agressões do rapaz. Mas é possível visualizar a hora em que ele é imobilizado e jogado ao chão pelos policiais.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

As imagens mostram o rapaz sendo colocado no carro da polícia, enquanto moradores observam de longe a ação. O confronto tem início quando dois rapazes tentam entrar no mercado.

As câmeras mostram um dos policiais agredindo um dos rapazes, que tenta se proteger dentro do estabelecimento comercial. Ele é seguido pelo policial, que joga spray de pimenta em seu rosto e em outros clientes.

"Eles jogaram spray para todo lado, havia crianças e mulheres aqui. Duas meninas vomitaram por causa do spray", disse o proprietário do estabelecimento Fabrício Antônio de Oliveira, 41.

Em nota, a polícia disse que, durante a tentativa de conter o suspeito, várias pessoas "com os ânimos exaltados" se aproximaram para tentar libertar o rapaz.

Por isso, foi necessário o uso de gás pimenta e munição química de efeito moral. A polícia informou que abriu um procedimento para averiguar a conduta dos PMs.


Endereço da página:

Links no texto: