Folha de S. Paulo


Polícia apura suposto crime de racismo contra aluno da USP Ribeirão

A Polícia Civil investiga supostos crimes de racismo e ameaça praticados contra um aluno negro, de 21 anos, do curso de Direito da USP, que aconteceram no campus de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) no sábado (5).

O estudante diz que foi xingado de "preto", "macaco" e "vagabundo" por um motorista de um carro após esbarrar no retrovisor do veículo, que teria passado em alta velocidade dentro do campus.

A identidade do motorista ainda não foi confirmada pela polícia. Aos guardas do campus, que presenciaram o final da confusão, o motorista se identificou como um policial civil aposentado.

Segundo o aluno, que pediu para não ser identificado, ele caminhava em direção à biblioteca do campus com outras duas alunas quando aconteceu o incidente.

"Eu tentei desviar, mas acabei esbarrando no retrovisor do veículo. Então, ele [homem] ficou nervoso, voltou com o carro na contramão e freou, parando na nossa frente. Ele desceu do carro e sacou uma arma", disse.

Edson Silva/Folhapress
Aluno do curso de direito da USP Ribeirão Preto, que afirma ter sido vítima de racismo no campus
Aluno do curso de direito da USP Ribeirão Preto, que afirma ter sido vítima de racismo no campus

Em seguida, o estudante começou a correr entre carros que estavam estacionados e entrou num matagal, sendo perseguido pelo motorista. "Comecei a correr e ele veio atrás de mim", afirmou o aluno à Folha.

Segundo ele, o homem corria atrás, apontando a arma em sua direção.

"Ele dizia coisas como: 'agora você corre, seu preto'. Me xingou de sujo, macaco que corre para o mato, vagabundo que anda no meio da rua", afirmou.

O rapaz conseguiu escapar e se esconder na moradia universitária, onde vive.

O homem voltou para o carro e começou a discutir com as alunas calouras, que acompanhavam o rapaz, segundo relato da vítima.

De acordo com o depoimento de uma das testemunhas à polícia, o autor passou por ela e fez ameaças, dizendo "ele não sabe com quem mexeu".

A assessoria da USP afirmou que o homem se identificou à guarda como policial aposentado. As investigações estão sendo feitas por policiais do 3º Distrito Policial. A Polícia Militar também esteve no local e orientou os alunos a registrarem boletim de ocorrência na delegacia.


Endereço da página: