Folha de S. Paulo


Morre suspeito de roubo que teve infarto depois de ser imobilizado

O carregador de caminhão Lucas César de Oliveira, 22, suspeito de roubar o celular de uma mulher em Franca (400 km de São Paulo), morreu no final da noite desta terça-feira (25) depois de ser rendido por um jovem de 16 anos e sofrer um infarto.

Junio César Martins, 46, pai do jovem que deu o golpe de artes marciais conhecido como "mata leão", disse que o filho errou ao imobilizar o suspeito, mas que a morte dele foi um acidente.

Na segunda-feira (24), Oliveira foi visto por testemunhas pegando o celular da vítima do crime no bairro São Joaquim. Ele fugia correndo por um campo de futebol quando foi imobilizado pelo jovem.

O delegado João Walter Tostes Garcia, responsável pelo caso, disse que o adolescente poderá ser responsabilizado pela morte de Oliveira se for comprovado que o golpe desencadeou o infarto.

Ele pode responder por ato infracional de lesão corporal seguida de morte.

A polícia aguarda laudos do IML (Instituto Médico Legal) para identificar a causa da morte.

"Se o exame indicar que houve excessos na imobilização, ele [o adolescente] será responsabilizado pela agressão", disse Garcia.

Garcia também solicitou um exame toxicológico de Oliveira para identificar se ele havia consumido alguma droga antes do incidente.

José Henrique Spécie, especialista em direito criminal pela PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), disse que a falta de confiança nos órgãos de segurança pública colaboram para que as pessoas sintam necessidade de resolver os problemas de criminalidade sozinhas.

"A pessoa não está preparada para se expor a uma situação de risco", disse.

Rafa Mendes/Folhapress
O suspeito Lucas Oliveira (sem camisa) é imobilizado no bairro São Joaquim, em Franca
O suspeito Lucas Oliveira (sem camisa) é imobilizado no bairro São Joaquim, em Franca

DROGA

Segundo a polícia, Oliveira tinha passagem por furto. O pai do suspeito, Ednilson da Silva, 40, disse que o filho era usuário de droga.

"Pedimos o exame para identificar se ele havia usado algum entorpecente no dia e de qual tipo. Dependendo da droga, ela pode ter influenciado no ataque cardíaco", disse o delegado.

Oliveira foi enterrado na tarde desta quarta-feira (26) no cemitério de São José da Bela Vista (393 km de São Paulo), onde ele morava com a mãe antes de se mudar para Franca, há cerca de um mês.

Mãe do suspeito, Eliana Silva de Oliveira, 39, disse que o filho era usuário de drogas desde os 13 anos, mas que não merecia ter morrido.

Ela afirmou que o filho era dependente de crack e realizava furtos para comprar a droga. Ele, inclusive, roubou a própria casa em diversas ocasiões, disse a mãe.

"Ele roubou cinco celulares meus, vendeu nosso micro-ondas. Ele não era fácil, mas não merecia ser agredido e morrer dessa forma", disse a mãe do suspeito.

Eliana afirmou que ele se mudou para Franca porque queria uma "vida nova".


Endereço da página: