Folha de S. Paulo


Empresas que faturam R$ 1 bi se unem para ampliar exportações

Indústrias que produzem equipamentos e produtos para a saúde na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) formalizaram nesta quarta-feira (12) a associação do APL (Arranjo Produtivo Local) da Saúde, que, entre outros objetivos, pretende ampliar as exportações locais.

Criado em 2007, o APL, que antes reunia somente empresas de aparelhos médicos e odontológicos, passou a associar indústrias ligadas a fármacos, biotecnologia, cosméticos e saúde animal.

De início, 45 empresas já se associaram, num universo de 120 existentes na região. Outras dez mostraram a intenção de fazer parte do grupo.

Atualmente, todas essas indústrias faturam cerca de R$ 1 bilhão por ano e empregam 5.000 funcionários diretamente.

O APL é caracterizado por um aglomerado de empresas que estão numa mesma região e fabricam produtos relacionados entre si.

Edson Silva/Folhapress
Funcionários trabalham na Gnatus, indústria de Ribeirão que vende produtos para mais de 120 países
Funcionários trabalham na Gnatus, indústria de Ribeirão que vende produtos para mais de 120 países

O presidente da associação do APL da Saúde, André Ali Mere, disse que o fortalecimento do setor pode ajudar as empresas a exportar mais. Esse é um dos focos em que a entidade vai atuar.

"Podemos viabilizar viagens para empresários mostrarem seus produtos no exterior, em feiras, congressos", disse, acrescentando que as indústrias maiores podem ajudar as de menor porte, fornecendo expertise para vender para outros países.

Carlos Henrique Banhos, diretor industrial e de inovação da Gnatus, que também é diretor da associação, afirmou que as empresas podem atuar juntas para conseguir redução de custos de logística, diminuição da carga tributária e combater entraves burocráticos para a obtenção de licenças.

"As empresas vão conversar entre si, trocar experiências, buscar incentivos e financiamentos. Essas ações coletivas vão melhorar a competitividade", disse Dalton Marques, gerente da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado), órgão municipal que atua no desenvolvimento de empresas em Ribeirão Preto e região.

A associação do APL da Saúde foi criada também com articulações do Ciesp (centro das indústrias de SP) e Sebrae (entidade de apoio às empresas).


Endereço da página: