Folha de S. Paulo


Estudo aponta 27 árvores com risco de queda na Nove de Julho, em Ribeirão Preto

A avenida Nove de Julho, um dos centros financeiros de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), terá 27 das 211 sibipirunas plantadas em seu canteiro central retiradas a partir de março.

As árvores estão com risco de queda, de acordo com estudo feito pela Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão. A via foi escolhida porque as árvores são um símbolo do município e o local é um dos que oferecem maior risco a pedestres e motoristas.

Além das 27 sibipirunas condenadas, a secretaria também identificou que nove árvores de outras espécies terão de ser transplantadas por não se adaptarem.

"Começamos pela avenida Nove de Julho, que está bem deteriorada na questão paisagística. Algumas árvores foram plantadas, mas não se desenvolveram no local", disse o secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi.

Márcia Ribeiro/Folhapress
Sibipirunas no canteiro central da avenida Nove de Julho, em Ribeirão Preto, serão removidas após laudo apontar risco de queda
Sibipirunas da avenida Nove de Julho serão removidas após laudo apontar risco de queda

Antes de podar as árvores, o secretário disse que irá se reunir com o Ministério Público para evitar questionamentos. Assim que cortar as espécies, a prefeitura pretende plantar novas sibipirunas.

"Já temos exemplares no horto prontos para o plantio. Não adianta plantar muda porque não há sol na avenida. Por isso, vamos plantar árvores já com dois metros de altura", disse Daniel.

Comerciantes e moradores da região aprovaram o corte das árvores, que geram transtornos principalmente aos motoristas.

"Quando chove sempre cai galho em cima dos carros", afirmou o comerciante Valdir Mingarino, 52.

A prefeitura também procura empresas interessadas em executar um projeto paisagístico na avenida, por meio da Lei Cidade Limpa.

A secretaria ainda fará um levantamento na avenida Costábile Romano, na Ribeirânia, para repor flamboyants podados ou condenados.

Em seguida, está previsto um estudo para a situação das avenidas Independência e Presidente Vargas.

A prefeitura publicou nesta quarta-feira (22) no "Diário Oficial" do município a contratação de uma empresa, por R$ 649 mil, para o plantio de árvores em áreas verdes públicas e áreas de preservação permanente.


Endereço da página: