Folha de S. Paulo


Adoção de áreas verdes melhora controle, diz secretário de Ribeirão

O secretário do Meio Ambiente de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Daniel Gobbi, afirmou que o projeto de parcerias privadas permite um controle maior sobre a qualidade da manutenção de parques e praças.

"O empresário não quer ter o nome associado a uma área que esteja suja", disse.

"Temos percebido que vai acabar tendo competição, com as empresas tentando deixar uma área mais bonita que a outra", afirmou.

Segundo Gobbi, a secretaria tem a intenção de padronizar o estilo paisagístico dos espaços, ao menos para uma mesma região da cidade.

De acordo com o secretário, este foi um pedido da prefeita Dárcy Vera (PSD). "A prefeita me solicitou que haja a padronização dos canteiros nas regiões da cidade."

Para isso, os projetos urbanísticos deverão ser aprovados pela secretaria antes de ser assinada a parceria.

Gobbi afirmou que os projetos não precisam estar restritos à poda de árvores e corte de grama, pois a prefeitura busca planos que invistam no paisagismo e em equipamentos, como bancos e lixeiras, por exemplo.

Silva Junior/ Folhapress
Famílias passeiam pelo parque Curupira, no bairro Riberânia, na zona leste de Ribeirão Preto
Famílias passeiam pelo parque Curupira, no bairro Riberânia, na zona leste de Ribeirão Preto

Em crise financeira, a Prefeitura de Ribeirão Preto tem enfrentado dificuldades para a manutenção de serviços.

Em dezembro, reportagem da Folha mostrou que o parque Luiz Roberto Jábali, conhecido como parque Curupira, estava há um mês sem água nos bebedouros. O local recebe uma média diária de 2.000 visitantes.

Também em dezembro, a Folha mostrou que o parque Tom Jobim estava com o alambrado de proteção quebrado em dez pontos. Após a divulgação das reportagens, a prefeitura consertou os bebedouros do Curupira.

Na sexta-feira (17), no Tom Jobim, foram encontrados dois pontos onde o alambrado estava quebrado, mas uma cerca nova foi instalada na maior parte da área. A grama nos parques estava aparada, assim como no Maurilio Biagi.

INTERDITADO

O parque Roberto de Mello Genaro está interditado desde o dia 3 de outubro, depois que a chuva e o vento fizeram com que blocos de rocha se soltassem de um paredão. As pedras caíram sobre o lago. Não houve feridos.

A prefeitura informou que vai lançar uma licitação para obras de contenção. Até lá, o parque segue interditado.

Silva Junior/ Folhapress
Placa com publicidade institucional em canteiro da avenida Presidente Vargas, zona sul de Ribeirão Preto
Placa com publicidade institucional em canteiro da avenida Presidente Vargas, zona sul de Ribeirão Preto

Endereço da página: