Folha de S. Paulo


Após 100 anos, França faz Ribeirão Preto reviver 'petit Paris' em 2014

Cem anos depois, Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) se prepara para reviver seus momentos de "belle époque" ao abrigar a seleção francesa, a partir de junho de 2014, para a concentração da Copa do Mundo no Brasil.

A intenção é que a cidade se transforme de novo numa "petit Paris" (ou "pequena Paris", em francês), denominação que Ribeirão ganhou nas primeiras décadas do século passado, impulsionada pelo ex-prefeito Joaquim Macedo Bittencourt, que governou a cidade de 1911 a 1920.

Um dos principais personagens da época, Bittencourt rompeu o perfil agrícola e incorporou a Ribeirão transformações arquitetônicas, tecnológicas e comportamentais inspiradas na França.

Estão na pauta das ações, programadas para começarem já no primeiro dia de 2014, eventos como exposições, shows, peças teatrais e feira de turismo sobre a França, de acordo com o secretário municipal do Turismo, Tanielson Campos.

A diversidade da vida noturna de Ribeirão foi um dos pontos que fizeram com que a FFF (Federação Francesa de Futebol) a escolhesse como subsede para a Copa.

A cidade tem centenas de bares, cada vez mais restaurantes e recebe peças de teatro e shows com frequência. Um dos exemplos é o restaurante do francês Sidney Degaine, há três anos no Brasil.

Edson Silva/Folhapress
O chef Sidney Degaine, proprietário do Essence Maison Degaine, restaurante francês em Ribeirão Preto
O chef Sidney Degaine, proprietário do Essence Maison Degaine, restaurante francês em Ribeirão Preto

Remanescente da época em que o idioma da moda era o francês, todo o conjunto formado pelo Quarteirão Paulista será usado pelos franceses em 2014. O Centro Cultural Palace será a sede da FFF.

A federação ainda utilizará todo o espaço do Theatro Pedro 2º para eventos, como coletivas de imprensa aos cerca de 2.000 jornalistas esperados para o ano que vem.

Estudiosos da "belle époque caipira" lembram que Paris serviu de modelo para que a elite ribeirão-pretana, formada por coronéis do café com grande poder aquisitivo, superasse o passado colonial.

Foi imitando a arquitetura e os hábitos sociais parisienses que Ribeirão viu surgir teatros, como o Teatro Eldorado e o Paris Theatre.

O prédio da prefeitura, o Palácio Rio Branco, foi inspirado na arquitetura da Prefeitura de Paris, Hôtel de Ville.

"Houve companhias teatrais que estrearam em Ribeirão e só depois foram a São Paulo e Rio", disse Rafael Cardoso de Mello, professor de história do Centro Universitário Barão de Mauá e estudioso do tema.

Foi um francês, o empresário François Cassoulet, o fomentador de entretenimentos da época --principalmente os de luxo, segundo a professora de música Gisele Laura Haddad.


Endereço da página:

Links no texto: