Folha de S. Paulo


Governo federal aprova projeto de obras no aeroporto de Ribeirão Preto

O projeto de obras de ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), foi aprovado pela SAC (Secretaria de Aviação Civil), do governo federal.

Com a aprovação, a licitação para a realização das obras, que serão bancadas com verbas da União, deve ocorrer até março de 2014 para serem iniciadas em maio.

Segundo o superintendente do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Ricardo Volpi, as reformas no Leite Lopes são necessárias para tornar o local um aeroporto mais moderno, inclusive com o sistema de fingers (túneis móveis que conectam a aeronave ao terminal).

Segundo Volpi, as obras no município são prioridade para o Daesp. O aeroporto de Ribeirão é o maior entre os administrados pelo departamento -atrás das unidades de São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Mariana Martins/Folhapress
Passageiros aguardam voo no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto; governo federal aprovou projeto para obras no local
Passageiros aguardam voo no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto; governo federal aprovou projeto para obras no local

Segundo informações da assessoria de imprensa da SAC, técnicos do Banco do Brasil, gestor do plano, realizarão visitas técnicas para definir o tamanho e as especificações das obras. Por isso, ainda não há um valor estimado para as intervenções.

IMPASSE
As obras que serão realizadas pelo governo federal fazem parte de uma série de reformas no terminal de Ribeirão Preto. A principal delas, o deslocamento da pista, que irá viabilizar a internacionalização do aeroporto, é motivo de impasse.

O Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), do Ministério Público, defende que seja feito um EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto Ambiental). Mas o governo do Estado diz que apenas um RRA (Relatório de Regularização Ambiental), estudo considerado mais simples, é suficiente.

A prefeita Dárcy Vera (PSD) afirmou que a possibilidade de um novo relatório a deixa preocupada, pois "a realização de mais um longo estudo atrasaria as obras e todo investimento".

Em setembro foi anunciada a construção de um novo estacionamento para o aeroporto com 400 vagas, dobrando a capacidade de veículos. Até o final deste ano, o terminal ganhará internet sem fio. O investimento previsto pelo Daesp no aeroporto de Ribeirão é de R$ 3,1 milhões.


Endereço da página: