Folha de S. Paulo


Corredor de ônibus em avenida é liberado pela Prefeitura de Ribeirão

Quatro imóveis que impediam a finalização das obras antienchente na avenida Jerônimo Gonçalves foram desapropriados pela Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). No local, será construída a continuidade da avenida que servirá de corredor de ônibus.

A informação foi dada pelo secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas na primeira quinzena de novembro.

Essa é a última etapa da obra do PAC na região e, segundo o secretário, dependia apenas da desapropriação de parte dos imóveis.

O projeto antienchente começou em 2009, para triplicar a vazão do ribeirão Preto de 80 para 250 m³, através do aprofundamento do canal em 1,5 metro e o alargamento em seis metros. O canal está concluído desde fevereiro.

A prefeitura não informou o valor pago aos proprietários dos imóveis desapropriados na avenida. Apenas disse que a quarta etapa da obra no local está orçada em R$ 20 milhões, para a canalização, urbanização e construção da avenida em um trecho de um quilômetro, entre as ruas Ana Néri e Primo Tronco, no bairro da Vila Virgínia.

A via é um dos locais que, de acordo com o projeto, irá receber parte dos 56 quilômetros de corredores de ônibus nos eixos norte/sul 2 e leste/oeste 1 e 2 do município.

Edson Silva/Folhapress
Funcionários da Leão e morador demarcam área a ser desapropriada pela prefeitura para conclusão de obra em avenida
Funcionários da Leão e morador demarcam área a ser desapropriada pela prefeitura para conclusão de obra em avenida

O trânsito deve melhorar quando a avenida for liberada, em cerca de 30 dias.

"Na pista que segue sentido centro-bairro já havia o acesso, que foi reestruturado e já foi reaberto, mas no sentido contrário nunca existiu essa passagem. O motorista sentirá uma melhor fluidez e terá uma nova opção de trajeto", disse o secretário.

As obras de mobilidade urbana em Ribeirão Preto serão contempladas com verbas previstas pelo PAC 2, segundo a prefeitura.

Além de corredores para o transporte coletivo municipal, o projeto prevê a construção de cinco viadutos, quatro pontes, dois túneis, uma passarela, 30,6 km de ciclovias, paisagismo mobiliário urbano e equipamentos de acessibilidade.


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