Folha de S. Paulo


Docente de Franca cria aplicativo de celular para ensino da matemática

O garoto Tuim tem a missão de entrar na mina para achar diamantes. Mas antes deverá enfrentar o fantasma guardião do local. Para vencê-lo, precisará usar princípios matemáticos como fração, porcentagem, perímetro e teorema de Pitágoras.

Aos 70 anos, a educadora Maria Lídia Borges Machado, de Franca (400 km de São Paulo), inspirou-se na observação de que os alunos não desgrudam os olhos da internet para criar um aplicativo que vença o que chama de fantasma: a matemática.

Trata-se de um jogo que pode ser baixado em smarphones e tablets, e também para uso em computadores de escolas, no Windows 8.

São no total dez fases, que só podem ser vencidas depois de resolvidos os exercícios matemáticos.

O aluno que tiver dificuldade para passar de fase pode recorrer a um manual de instruções, com dicas dos exercícios.

O nível de dificuldade contempla desde o conteúdo do final do ensino fundamental até o vestibular.

"Há exercícios inclusos no jogo que sei que muitos pré-vestibulandos não sabem resolver."

O nome do personagem é o apelido de um dos oito netos de Maria Lídia. Ela, aliás, é entusiasta da tecnologia: comprou o primeiro computador em 1988 e não dispensa seu celular e tablet.

"Na verdade, eu é que fico surpresa de tanto professor jovem nas escolas que não se envolveu ainda com a internet."

O aplicativo será lançado na próxima quarta-feira (16) e poderá a partir desta data ser baixado gratuitamente no site www.mangoplay.com.br. (JULIANA COISSI)

Edson Silva/Folhapress
Educadora Maria Lídia Borges Machado mostra aplicativo para celular e tablet com jogos para ensino de matemática
Educadora Maria Lídia Borges Machado mostra aplicativo para celular e tablet com jogos para ensino de matemática

Endereço da página: