Folha de S. Paulo


Uniara usa detector de metal para evitar fraude em vestibular de medicina

Após ser alvo de duas tentativas de fraudes no vestibular de medicina, a Uniara (Centro Universitário de Araraquara), em Araraquara (273 km de São Paulo), anunciou novas medidas de fiscalização para o processo seletivo que será realizado no próximo dia 5 de outubro.

Entre elas estão detectores de metais na entrada de todas as salas e a proibição de objetos na sala como bolsa, telefone celular, acessórios e até mesmo água e alimentos. O número de fiscais treinados para identificar atitudes suspeitas também vai dobrar.

Em junho deste ano, 12 pessoas foram detidas suspeitas de tentar fraudar o vestibular. Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal descobriu que grupos criminosos vendiam vagas em vestibulares de medicina de 40 faculdades e universidades brasileiras, entre elas, a Uniara.

"A Uniara aprimorou os mecanismos de fiscalização para evitar novos casos de tentativas de fraudes", disse Fernando Passos, coordenador do curso de direito da instituição.

Ele afirmou que antes, os detectores de metais só eram usados por vestibulandos que iam ao banheiro durante a prova. Agora, em cada sala haverá um equipamento.

O centro universitário também vai proibir a entrada de qualquer objeto. Carteiras, bolsas, celulares, canetas e até comida serão barrados. Garrafas de água e canetas serão distribuídas aos vestibulandos.

"Também treinamos mais pessoas para tentar identificar possíveis fraudadores. Antes, tínhamos cerca de 50 monitores especializados nisso. Agora, teremos cem", disse Passos.

A instituição vai também filmar e coletar a impressão digital de todos os candidatos durante as provas --os aprovados e matriculados terão a impressão digital coletada novamente para comparação.

Para os candidatos de cabelos longos, a Uniara recomenda que os cabelos sejam presos. O objetivo é deixar os ouvidos à mostra --normalmente, fraudadores usam ponto eletrônico (dispositivo de transmissão de áudio).

A estimativa é de que aproximadamente 1,8 mil pessoas concorram a 50 vagas do curso de medicina. As provas serão realizadas no dia 5 de outubro, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30, na unidade 1 da instituição (rua Carlos Gomes, 1.338. centro).

BARRETOS

Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para o Vestibular 2014 da Facisb (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos) Dr. Paulo Prata. As inscrições custam R$ 210 e devem ser feitas no site da www.vunesp.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: