Folha de S. Paulo


Câmara de Ribeirão Preto discute venda de empresa de ônibus

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte Público de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) deve investigar a venda da Transcorp --empresa que compõe o consórcio Pró-Urbano junto com outras três operadoras-- para o empresário Pedro Constantino.

A transação, revelada nesta terça-feira (27) pela Folha, surpreendeu os vereadores integrantes da CPI que investiga a qualidade do serviço prestado e o descumprimento do contrato de concessão do serviço de ônibus em Ribeirão Preto.

Constantino é primo dos donos da empresa área Gol e da Turb, viação que também integra o Pró-Urbano, concessionária do serviço no município. O empresário nega que o negócio com a Transcorp, fechado neste mês, tenha relações com a Turb e a Gol.

O vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB) afirmou nesta terça de manhã que vai propor à comissão a convocação de Constantino. "Essa transação está surgindo em meio a esse turbilhão que é a questão do transporte em Ribeirão."

Edson Silva/Folhapress
Vereadores durante sessão na Câmara de Ribeirão Preto (SP)
Vereadores durante sessão na Câmara de Ribeirão Preto (SP)

O tucano disse que a surpresa da negociação "foi grande". "Queremos saber os motivos dessa transação em meio a uma CPI e denúncias de descumprimento. O novo empresário poderá nos responder", disse Scandiuzzi.

No plenário da Câmara, à noite, ele questionou o fato de a venda da Transcorp, neste mês, ter ocorrido depois da assinatura do contrato com o Pró-Urbano, de maio do ano passado. "Isso precisa ser apurado também."

Constantino não foi localizado nestta terça-feira para comentar a possibilidade de ter de prestar depoimento à CPI. Nesta segunda (26), ele disse à Folha que o cumprimento do contrato está atrelado ao recebimento de recursos pelo consórcio. Na ocasião, ele participou de uma reunião com a Prefeitura de Ribeirão.

O presidente da CPI, vereador Ricardo Silva (PDT), afirmou que a surpresa maior foi a empresa ter sido vendida para um familiar dos donos da Turb, que também integra o consórcio. "Vamos apurar [essa relação] na CPI", disse.

RESCISÃO

O relator da comissão, vereador Marcos Papa (sem partido), afirmou esperar melhorias no serviço de transporte coletivo aos usuários. "Do contrário, vamos cobrar explicações da prefeitura e recomendar a rescisão do contrato", disse.

A conclusão da venda da Transcorp deve ocorrer nesta semana e ultrapassar R$ 30 milhões. Constantino consultou a prefeitura sobre o negócio. Porém, um parecer jurídico entendeu que a administração não precisaria autorizar nem vetar a compra.

A Transcorp pertencia a integrantes da família proprietária da Passaredo Linhas Aéreas, que está em recuperação judicial.

Quatro empresas de ônibus compõem o consórcio Pró-Urbano na cidade
Transcorp
Turb
Rápido D'Oeste
Sertran

A negociação anunciada nesta terça

Transcorp
Empresa que pertencia à família proprietária da Passaredo Linhas Aéreas, foi comprada pelo empresário Pedro Constantino, primo dos donos da empresa aérea Gol

Turb
Pertence à Gol. Apesar do parentesco com Pedro Constantino, empresa nega relação com a compra da Transcorp


Endereço da página:

Links no texto: