Folha de S. Paulo


Moagem de cana nas usinas volta a crescer após as chuvas de julho

O volume de cana-de-açúcar processado pelas usinas da região centro-sul do país atingiu 46,3 milhões de toneladas na primeira quinzena de agosto.

O número ficou acima do registrado nas duas quinzenas de julho, quando a moagem foi afetada pelas chuvas inesperadas.

Mesmo assim, consultorias e empresas já reduziram suas estimativas de moagem para a safra atual (2013/14).

A Datagro informou nesta terça-feira (27) que a produção deve cair em cerca de 2 milhões de toneladas em relação ao previsto inicialmente, de 584,8 milhões.

A redução equivale à moagem total de uma usina média.

A Unica ainda não atualizou sua estimativa de produção de cana para a safra. As usinas da região centro-sul, segundo relatório divulgado no começo da safra, preveem a moagem de 589,6 milhões de toneladas, um crescimento de 10,67% em relação ao processado na safra anterior.

Edson Silva - 6.jun.2012/Folhapress
Trabalhadores rurais cortam cana-de-açúcar em lavoura próxima a Guariba (SP), na região de Ribeirão Preto
Trabalhadores rurais cortam cana-de-açúcar em lavoura próxima a Guariba (SP), na região de Ribeirão Preto

Segundo relatório divulgado pela entidade das usinas, o número de dias perdidos por causa do clima na primeira quinzena ficou muito abaixo do período anterior e levou as usinas a operarem próximo da capacidade de produção.

No acumulado desde o início da atual safra até 16 de agosto, a moagem somou 315,1 milhões de toneladas, aumento de 20,68% em relação àquela observada em igual período de 2012.

Porém, essa quantia permanece abaixo dos 338 milhões de toneladas verificados neste mesmo período da safra 2010/2011.

Da quantidade total de cana-de-açúcar moída na primeira metade de agosto, 47,7% destinou-se à produção de açúcar, percentual inferior aos 51,5% computados até o mesmo momento da safra passada.

Com isso, a produção de etanol alcançou 1,95 bilhão de litros nos primeiros 15 dias de agosto, sendo 1,10 bilhão de litros de etanol hidratado (usado nos veículos flex) e 858,23 milhões de litros de etanol anidro (misturado à gasolina).


Endereço da página: