Folha de S. Paulo


Governo federal faz 1º encontro com prefeitos de Minas Gerais nesta quinta-feira

Três ministros são esperados nesta quinta-feira (1º) em Uberlândia (MG) para o primeiro encontro com prefeitos de Minas Gerais. Participam chefes do Executivo do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e das regiões centro-oeste, noroeste e sul do Estado.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, será responsável pelas boas-vindas, segundo a Presidência. Em seguida, o encontro segue com os ministros Antônio Eustáquio Andrade (Agricultura) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

O evento da Presidência da República é organizado para que os prefeitos tenham relação direta com os principais ministérios para tirar dúvidas sobre projetos e verificar o andamento de pedidos dos municípios ao governo federal. A abertura está marcada para às 9h no centro de eventos Acrópole.

Às 11h30, está prevista uma palestra sobre política e planos municipais de saneamento com o presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Gilson Queiroz. Às 14h30, quem fala é o secretário nacional do PAC (Programação de Aceleração do Crescimento), Maurício Munis.

Segundo a Presidência, os encontros devem ser realizados em todos os Estados do país. Minas é o 13º a receber o evento. Outros dois encontros serão realizados no Estado --em Belo Horizonte e Montes Carlos.

No começo de junho passado, o encontro foi realizado em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) com prefeitos de 213 municípios paulistas. Além da ministra Ideli, participaram Alexandre Padilha (Saúde) e Miriam Belchior (Planejamento), que é responsável pela execução do PAC.

O primeiro encontro estadual foi em Sergipe, seguido por Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Ceará, Tocantins e São Paulo.


Endereço da página: