Folha de S. Paulo


Depredação faz padre de Batatais criticar prefeitura e Polícia Militar

Após a imagem da Imaculada Conceição ter sido quebrada no lado externo da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais (352 km de São Paulo), o padre Pedro Bartolomeu fez pesadas críticas ao poder público e à Polícia Militar na missa do último domingo (23) à noite.

"Me causou tristeza [o vandalismo]. Isso é profanação, um pecado grave. Só que minha tristeza se transformou em raiva, muita raiva. Não sei de quem sinto mais raiva: da incompetência da PM, do descaso do poder público em relação à praça ou se é dos pais, que não sabem educar os filhos", afirmou.

Edson Silva/Folhapress
Fachada da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, que teve imagem derrubada de nicho da matriz (à esquerda)
Fachada da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, que teve imagem derrubada de nicho da matriz (à esquerda)

Ele chamou ainda a PM de "irresponsável e mentirosa", dizendo que a corporação prometeu destinar um policial para fazer uma ronda externa, o que segundo ele, não ocorreu.

Também criticou a Guarda Municipal. Disse que a corporação nunca sabe sua função na paróquia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, igreja que possui o maior acervo de arte sacra do pintor Cândido Portinari.

A Folha tentou, mas não conseguiu falar com os comandantes da PM. Já a prefeitura informou que faz a manutenção das praças e que a guarda é responsável pela segurança na parte interna.

Edson Silva/Folhapress
Imagem da Imaculada Conceição danificada em Batatais
Imagem da Imaculada Conceição danificada em Batatais

O Conselho Tutelar também foi alvo do religioso: "A gente liga para o conselho e dizem que não podem fazer nada. Para que serve, então?", afirmou o padre na missa.

As queixas também foram direcionadas à falta de manutenção das praças próximas à matriz. Ele reclamou ainda de falta de iluminação e do mato alto na cidade.

"Estou cansado de promessas. Desse bando de gente preguiçosa, vagabunda e mentirosa. Os maconheiros vão continuar fumando nas portas [da igreja], os delinquentes vão continuar profanando, os jovens vão continuar se prostituindo."

Nesta segunda-feira (24), a Folha também tentou falar com o padre, mas não conseguiu.


Endereço da página:

Links no texto: