Folha de S. Paulo


Jovem é o presente da igreja, diz arcebispo em posse em Ribeirão Preto

Na missa em que foi empossado como o oitavo nome a ocupar a Arquidiocese de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), dom Moacir Silva, 58, afirmou que os jovens são o presente da igreja e da humanidade.

"Sem o rosto jovem, a igreja perde a força", disse na celebração, que lotou a catedral de Ribeirão --cerca de 3.000 fiéis acompanharam a posse, e a rua Florêncio de Abreu teve trecho interditado.

Edson Silva/Folhapress
Dom Moacir Silva, novo arcebispo de Ribeirão
Dom Moacir Silva, novo arcebispo de Ribeirão

Ele foi empossado na manhã deste domingo (23) pelo cardeal dom Odilo Scherer.

Nascido e crescido em São José dos Campos, dom Moacir substitui dom Joviano de Lima Júnior, que morreu em junho do ano passado.

Dizendo estar disposto a progredir no caminho de Jesus Cristo, dom Moacir assumiu afirmando que "não se pertence". "Tudo aquilo que Ele me deu: vida e saúde, eu coloco nas mãos Dele. Eu sou de Deus e da igreja."

Já o cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, lembrou na cerimônia das pessoas que morreram na esperança da ressurreição. Foi ele quem ordenou dom Moacir padre, em 1986

Dom Eusébio citou o estudante Marcos Delefrate --jovem de 18 anos morto atropelado durante manifestação em Ribeirão na última quinta-feira-- em seu discurso.

Dom Moacir é vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) e membro da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância.

Ele foi nomeado bispo de São José dos Campos em 2004 pelo papa João Paulo 2º.


Endereço da página: