Folha de S. Paulo


Câmara de Ribeirão Preto aprova transporte de animais em ônibus

A Câmara de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) aprovou projeto de lei que autoriza a circulação de animais que pesem até dez quilos nos ônibus urbanos. O projeto depende de sanção da prefeita Dárcy Vera (PSD).

A iniciativa da vereadora governista Viviane Alexandre (PPS) prevê que os animais sejam transportados desde que em caixas adequadas e com vacinação em dia.

De acordo com a vereadora, as pessoas têm muitas dificuldades para transportar os animais para tomar vacina ou ir até o veterinário.

"Regulamentar a situação é a solução, já que muitos levam os animais escondidos em bolsas e sacolas", afirmou.

Segundo ela, a questão é de saúde pública e, por isso, a população deve pensar de forma razoável.

Se a prefeita sancionar, segundo a parlamentar, o Executivo será responsável pela regulamentação do projeto.

"A cobrança extra pelo animal e como a carteira de vacinação será fiscalizada é decisão do Executivo."

O vereador Marcelo Gasparini (PSDB), um dos parlamentares que votaram a favor do projeto, disse que as ONGs possuem argumentos "fortes" sobre a questão de saúde pública, por isso ele votou favoravelmente.

No entanto disse acreditar que a prefeita não vai sancionar por achar "inviável" para a cidade. Procurada, a prefeitura não comentou.

O consórcio Pró-Urbano, responsável pelo transporte coletivo em Ribeirão, informou por meio de sua assessoria de imprensa que, se o projeto for sancionado, caberá ao grupo cumprir a determinação.


Endereço da página: