Folha de S. Paulo


Programação literária da Feira do Livro começa bem, mas perde o fôlego

A programação literária da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), que será aberta nesta quinta-feira (6) e vai até o próximo dia 16, começa bem na primeira metade do evento, mas perde o fôlego nos últimos dias.

Nomes como Ariano Suassuna, Ronaldo Correia de Brito, Thiago de Mello, Ignácio de Loyola Brandão, Michel Laub e Stella Maris Rezende tornam os primeiros dias os melhores da feira.

Depois, quase escasseiam os nomes que podem ser classificados como "destaques literários" -- ou seja, romancistas e poetas que são escritores de ofício.

Abaixo, a Folha selecionou os destaques de cada dia. A lista exclui nomes consagrados de outras áreas da cultura, como os músicos que fazem shows no evento --Gilberto Gil, só para citar um deles-- e jornalistas --Gilberto Dimenstein, colunista da Folha--, por exemplo.

*

Eduardo Anizelli/Folhapress
O escritor Ariano Suassuna
O escritor Ariano Suassuna

Quinta-feira (dia 6) - A aula-espetáculo de Ariano Suassuna mostra a visão do escritor sobre a cultura do Nordeste e a "criatividade do povo brasileiro". Mescla música e dança, destacando choro, maracatu, erudito e o frevo de Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997). Autor de "Uma Mulher Vestida de Sol" (1947), "Auto da Compadecida" (1955), o dramaturgo de 86 anos volta a Ribeirão e ao palco onde foi sucesso no ano passado (Theatro Pedro 2º, às 20h30).

Sexta (7) - Dia concorrido à tarde. No mesmo horário, disputam a atenção do público o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito, autor do premiado romance "Galileia" (Meira Junior), e Pedro Bandeira, um dos principais autores da literatura infanto-juvenil (Estúdios Kaiser, também às 14h30). O destaque do dia será, porém, a conferência do poeta Thiago de Mello (Pedro 2º, 18h30).

Sábado (8) - De manhã, Sérgio Sant'anna, autor de alguns livros premiados, como "O Livro de Praga" e "O Voo da Madrugada", é o destaque (Meira Junior, 10h30), ao lado de Pedro Bandeira (Pedro 2º, às 11h). A escritora e jornalista Danuza Leão estará no Salão de Ideias (Meira Junior, 15h30).

Duas boas oficinas nesse dia: de roteiro para cinema, com Fernando Bonassi, escritor, dramaturgo e roteirista de filmes como "Os Matadores" (Auditório Palace, 9h30 e 14h); e Carol Bensimon, que entrou na lista de "Granta" dos "melhores jovens escritores brasileiros" (Sala de Oficina do Palace, 9h30 e 14h).

Domingo (9) - Melhor dia da feira: primeiro, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, autor de "Zero" (Pedro 2º, 13h30), que se apresenta com a cantora e atriz Rita Gullo, sua filha; depois, oficina de contos com Michel Laub, outro selecionado de "Granta" (Palace, 14h) e colunista da Folha; seguido de Affonso Romano de Sant'Ana (Meira Junior, 14h30). Fecha o dia o filósofo Mário Sérgio Cortella (Pedro 2º, 18h30).

Mastrangelo Reino -11.mai.2011/Folhapress
O escritor Ignácio de Loyola Brandão e a atriz Rita Gullo, sua filha; autor de
O escritor Ignácio de Loyola Brandão e a atriz Rita Gullo, sua filha; autor de "Depois do Sol" vai à Feria do Livro de Ribeirão

Segunda-feira (10) - Destaque principal do dia é a mineira Stella Maris Rezende, autora do melhor livro de ficção de 2012, "A Mocinha do Mercado Central", segundo o Prêmio Jabuti (Meira Junior, 14h30). Uma opção para a manhã é o filósofo da Unicamp Oswaldo Giacóia, estudioso de Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Martin Heidegger (1889-1976) (Meira Junior, 10h30).

Terça (11) - Única boa atração literária do dia é o escritor Menalton Braff, premiado autor por "À Sombra do Cipreste" (Jabuti, 2000) e um dos principais escritores brasileiros (Meira Junior, 10h30).

Quarta (12) - Nenhum destaque literário, mas vale a pena ver a conferência do polêmico filósofo Luiz Felipe Pondé (Pedro 2º, 14h), também colunista da Folha.

Divulgação
A escritora Laura Conrado
A escritora Laura Conrado

Quinta (13) - Destaque para Laura Conrado, a autora de "Freud, Me Tira Dessa", e ganhadora do prêmio jovem "Destaque na Literatura" no ano passado (Meira Junior, 14h30).

Sexta (14) - O romancista José Luiz Passos, autor de "Nosso Grão Mais Fino" (Meira Junior, 10h30), salva a manhã. Também sociólogo, é doutor em letras e mora hoje nos EUA.

À tarde, está prevista uma mesa de debate com Rubem Alves, psicanalista, escritor e professor emérito da Unicamp, autor, entre outras obras, de "Por uma Educação Romântica". No começo da noite, o escritor Frei Betto (Pedro 2º, 18h30) é uma atração.

Sábado (15) - Passa em branco como eventos de romancistas e poetas, mas vale a pena ver a conferência do professor e estudioso de Sigmund Freud (1856-1939) Renato Mezan (Pedro 2º, 18h30).

Domingo (16) - Idem. Mas a palestra do jornalista Audálio Dantas (Meira Junior, 10h30), autor de "As Duas Guerras de Vlado Herzog", salva o dia.


Endereço da página:

Links no texto: