Folha de S. Paulo


Após elogiar Alckmin, prefeita de Ribeirão pede que HC retome atendimento

Após elogiar as ações do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), fez quatro reivindicações ao tucano nesta terça-feira (7).

Numa delas, a prefeita pede que o HC (Hospital das Clínicas) da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão retome integralmente o atendimento aos pacientes dos 90 municípios que dependem do hospital.

O HC anunciou em abril que reduziria uma parte dos atendimentos de baixa e média complexidade prestados na região, para priorizar casos mais complexos.

Segundo Dárcy, o HC retomou o atendimento, porém não na sua totalidade. "Eles não retomaram o atendimento como era antes e nós estamos sofrendo uma sobrecarga na rede municipal de saúde", disse.

O governador afirmou que está investimento R$ 70 milhões na ampliação e modernização do hospital e mais R$ 8 milhões no Hospital de Serrana, que servirá de apoio ao HC, principalmente nas áreas cirúrgica, neurológica e psiquiátrica.

De acordo com a prefeita, o Estado deve melhorar as condições do HC para, inclusive, evitar uma greve dos servidores. Dárcy também pediu maior destinação de recursos para investimento em saúde pelos municípios.

A prefeita de Ribeirão solicitou ainda ao menos mil novos policiais militares para reforçar a segurança na cidade. Segundo ela, esse é o principal pedido da população local. "Também temos que ter mais investimentos na Polícia Civil", cobrou Dárcy.

Dárcy também pediu ao governador a aprovação da criação da região metropolitana de Ribeirão Preto. A região seria formada por 23 municípios e, com isso, teria mais chances de receber recursos para obras em conjunto.


Endereço da página:

Links no texto: