Folha de S. Paulo


Alckmin confirma túnel para ampliar a pista do aeroporto de Ribeirão

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou nesta terça-feira (7) a construção de um túnel na avenida Thomas Alberto Whateley, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), para o prolongamento em 500 metros da pista do aeroporto Leite Lopes.

O projeto está orçado em R$ 27,3 milhões --obras, desenvolvimento do projeto e desapropriação de área. A licitação, segundo o secretário de Estado do Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, será iniciada até o final do primeiro semestre de 2013.

Com a obra, a pista ficará com 2.100 metros, podendo receber aviões de maior porte do que os atuais, inclusive para transporte de carga.

O túnel terá 400 metros de extensão e será formado por duas pistas de 3,6 metros cada e calçadas de 1,2 metro em cada sentido. Segundo o governo do Estado, o túnel garantirá maior fluidez no tráfego da avenida e reduzirá o tempo e a distância de deslocamento dos veículos.

De acordo com o governador, a curva de ruído produzida pelas aeronaves será deslocada para dentro do sítio aeroportuário, não atingindo as moradias do entorno.

A Promotoria de Ribeirão já anunciou que vai ajuizar uma ação civil pública para garantir a segurança da região.

Segundo o Estado, serão investidos R$ 198 milhões no aeroporto Leite Lopes, sendo 87% dos recursos do Estado e o restante, da prefeitura.

As obras incluem a ampliação da pista, a implantação de um novo sistema viário de acesso ao aeroporto, a adequação de duas ruas laterais (ruas Americana e Pouso Alegre) e a instalação de uma ciclovia contornando o viário.

Edson Silva/Folhapress
A prefeita Dárcy Vera, ao lado do governador Geraldo Alckmin e do deputado Duarte Nogueira no lançamento de obras em Ribeirão
A prefeita Dárcy Vera, ao lado do governador Geraldo Alckmin e do deputado Duarte Nogueira no lançamento de obras em Ribeirão

Endereço da página: