Folha de S. Paulo


Dom Moacir é o 1º arcebispo nomeado pelo papa Francisco no Brasil

A nomeação do novo arcebispo de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), dom Moacir Silva, 58, foi a primeira anunciada para o Brasil pelo papa Francisco, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Celebrado ao longo do dia com o badalo do sino da catedral da cidade a cada 30 minutos, o anúncio foi feito pelo pontífice na manhã de quarta-feira (24).

Nascido e crescido em São José dos Campos, dom Moacir vai substituir dom Joviano de Lima Júnior, que morreu em junho passado. Desde então, a arquidiocese é administrada pelo padre Nasser Kehdy Netto, 71.

Lucas Lacaz Ruiz - 15.mar.2013/Folhapress
O novo arcebispo de Ribeirão, dom Moacir Silva, reza missa em São José dos Campos
O novo arcebispo de Ribeirão, dom Moacir Silva, reza missa em São José dos Campos

Décimo religioso a comandar a igreja na história de Ribeirão, o novo arcebispo chega à cidade em junho.

Também nesta quarta, de acordo com a CNBB, o papa também anunciou dom Liro Vendelino para a diocese de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

'NOVOS DESAFIOS'

Dom Moacir, que também exerce a função de vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB e é membro da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância, deve assumir o novo cargo no próximo dia 23 de junho.

O arcebispo foi ordenado padre em 1986 e eleito bispo em 2004 pelo papa João Paulo 2º. Ele contou à Folha que foi comunicado sobre o arcebispado em Ribeirão pela Nunciatura Apostólica do Brasil em 2 de abril. "Senti temor e tremor num primeiro momento, mas motivado pela fé a gente enfrenta os novos desafios que uma missão compreende", disse.

Carregando o lema "Permanecei em mim", dom Moacir passou por Ribeirão Preto apenas uma vez, durante uma viagem. Ele disse que quer conhecer a realidade eclesial da cidade. "Quero saber como é a caminhada da igreja, o projeto missionário e continuar essa missão."

Ele afirmou que tem um desafio: evangelizar os jovens. E citou que a Jornada Mundial da Juventude, com a presença do papa Francisco no Rio de Janeiro, em julho, pode colaborar para aproximar os adolescentes à religião.


Endereço da página:

Links no texto: