Folha de S. Paulo


Unidos do Morro conquista o bicampeonato em Batatais (SP)

A escola Unidos do Morro conquistou o bicampeonato do Carnaval de Batatais, o mais tradicional da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Última a desfilar no domingo (10), a escola levou para a avenida o enredo "Nordeste, cultura e tradições do Brasil".

Os 381 integrantes apresentaram no sambódromo aspectos da cultura nordestina, como as festas tradicionais, literatura de cordel, culinária e folclore.

Na apuração ocorrida na tarde desta segunda-feira (11), a escola recebeu nota máxima dos 18 jurados nos nove quesitos e venceu por 0,5 ponto a Castelo --que tem 43 anos e carrega 17 títulos na bagagem.

No ano passado, a Unidos do Morro foi campeã com o enredo "Da essência da magia, o morro faz seu Carnaval". Para o presidente da escola, Fernando Carlos Jordão, 31, a conquista deve-se a força e união dos integrantes.

A escola, que completa 20 anos em 3 de março, tem agora os os títulos conquistados em 2009, 2012 e 2013.

"Agora não tem para ninguém. A gente não perde mais. Trabalhamos com garra e isso faz a diferença."

VICE

Maior campeã da história do Carnaval batataense, a Castelo foi a última a se apresentar no sábado com o enredo "Quem não pode com mandinga, não carrega patuá" e, pelo segundo ano seguido, é a vice-campeã.

A escola esbanjou com luxo e tecnologia em seu desfile sobre o uso de amuletos e patuás como proteção. Também fugiu das cores rosa e branco que são as tradicionais da agremiação, usando mais tons roxos e dourados.

Dentre os destaques da escola, o carro abre-alas, um castelo, tinha o nome da agremiação em luzes de LED. Outra alegoria, chamada de Caminho das Índias, foi a única com escultura móvel a passar pelo sambódromo.

De acordo com o presidente da escola, Cesar Donizeti Pereira, neste ano a escola melhorou em harmonia, evolução e mestre-sala e porta-bandeiras, mas perdeu meio ponto na bateria.

"Vamos continuar fazendo o nosso trabalho. A escola foi maravilhosa, mas infelizmente não conseguimos o título."

PUNIÇÕES

As escolas Unidos da Fiel (sexta colocada) e Riachuelo (quinta) foram punidas em 8,75 e 1,25 pontos, respectivamente. Elas perderam pontos porque não cumpriram questões relacionadas ao regulamento do desfile.

A Unidos da Fiel se apresentou com 35 integrantes a menos --o número mínimo exigido pelo regulamento é de 280 pessoas.

Já a Riachuelo ficou cinco minutos a mais na concentração depois que o sinal de largada foi acionado e, com isso, perdeu 0,25 ponto para cada minuto estourado.

Em terceiro lugar ficou a escola Unidos da Liberdade, seguida da Acadêmicos do Samba, que conquistou a quarta colocação neste ano.

As três primeiras colocadas no Carnaval de Batatais voltam a se apresentar às 22h de hoje no sambódromo, no desfile das campeãs.


Endereço da página: